Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saúde, IA e Inovação: Hackmed discute em São Paulo o futuro da área médica

Por| 27 de Janeiro de 2020 às 16h43

Link copiado!

Saúde, IA e Inovação: Hackmed discute em São Paulo o futuro da área médica
Saúde, IA e Inovação: Hackmed discute em São Paulo o futuro da área médica

A Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) têm contribuído para a área de saúde de maneiras impensáveis nos últimos 10 anos. Essas novas tecnologias auxiliam, por exemplo, na prevenção de doenças, diagnósticos mais precoces e orientação personalizada de tratamentos, além de possibilitarem a coleta e análise de dados dos pacientes na ordem das dezenas de milhares e até dos milhões.

Para ampliar essa discussão, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) organizará, com o apoio da Intel, o Hackmed Conference. O evento é uma conferência sobre empreendedorismo, liderança e inovação, focado na área de saúde, que acontecerá no dia 31 de janeiro, dentro do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Em sua primeira edição, a conferência é inspirada no MIT Hacking Medicine, grupo fundado em 2011, pelo professor da faculdade de negócios do MIT, Zen Chu, com o objetivo de acelerar e impulsionar o empreendedorismo e a inovação em saúde. Já a ideia da versão brasileira foi do estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e intercambista da Harvard Medical School, Cauê Gasparotto Bueno.

Continua após a publicidade

"Quero trazer um olhar mais amplo para o cuidado em saúde, colocar dentro deste cenário pessoas que hoje não fazem parte do processo, dar voz para quem enfrenta os problemas (‘os nossos pacientes’) e, assim, unir pessoas que jamais colaboraram na forma como o sistema está organizado hoje e permitir que elas se unam para solucionar o problema não só de um, mas de milhares de pacientes”, explica Cauê.

Programação 

Discussões sobre como a Inteligência Artificial (IA) e Inovação em pesquisa científica podem trabalhar juntas serão temas amplamente abordados no evento, além de questões como o que esperar dos robôs no futuro da área médica e de que forma algoritmos de predição estão auxiliando na evolução da Medicina. Sem contar a importância da telemedicina e a necessidade da inovação.

Continua após a publicidade

“A inteligência artificial está presente em todas as áreas e não seria diferente na medicina. Hoje temos desde diagnósticos, análise de dados mais precisos, como soluções de analytics do varejo sendo adaptadas e implementadas na saúde, até projetos de inteligência artificial em hospitais. A Intel, referência em tecnologia mundial, está presente nisso desenvolvendo soluções inovadoras, estimulando o conhecimento e o empreendedorismo, ajudando a pensar o futuro e fomentando o ecossistema. Eventos como esse são fundamentais para construir uma nova realidade dentro da área de saúde”, comenta Gisselle Ruiz Lanza, diretora da Intel Brasil, sobre a participação da marca no evento.

Além de discutir temas relevantes ligados à saúde, o Hackmed também trabalhará soluções criativas para impactar essa área com o Health Hackathon, que é uma competição dentro de um ecossistema de inovação que propicia o nascimento de startups. A ideia é que entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, os participantes se proponham a identificar problemas e gerar soluções criativas, inspiradas na metodologia desenvolvida no MIT.

Entre os participantes confirmados estão: Jorge Paulo Lemann, fundador do 3G Capital e AB Inbev; Marco Stefanini, CEO da Stefanini; Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil; Giovanni Cerri, diretor de Inovação do Hospital das Clínicas e ex-Secretário de Saúde do Estado de São Paulo; Deborah Alves, formada em Ciências da Computação e Matemática em Harvard e cofundadora do CTO Cuidas; Jacson Barros, diretor do Departamento de Informática Médica do SUS, do Ministério da Saúde; Gisselle Ruiz Lanza, diretora da Intel Brasil; Edgar Rizzattii, Medical and Technical Executive Director do Grupo Fleury.

Hackmed Conference & Health Hackathon

Continua após a publicidade
  • Data: 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020
  • Local: Hospital das Clínicas
  • Endereço: Avenida Rebouças, 600 - São Paulo
  • Ingressos e informações adicionais: http://www.hackmed.com.br