Publicidade

Este é o preço do Molnupiravir, remédio da covid que acaba de chegar ao Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Outubro de 2022 às 14h05

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Nesta semana, o primeiro remédio contra a covid-19 chega às farmácias e ao mercado privado de saúde no Brasil. É o antiviral Molnupiravir (Lagevrio), desenvolvido pela farmacêutica norte-americana MSD. De uso oral e vendido apenas com receita médica, o tratamento completo com o medicamento deve custar, em média, R$ 1.700.

O Molnupiravir poderá ser prescrito para pacientes infectados pelo coronavírus SARS-CoV-2, com alto risco de desenvolver formas graves da infecção. Em testes clínicos de Fase 3, o remédio reduziu o risco de hospitalizações e mortes pela covid-19, segundo a farmacêutica. No primeiro trimestre de 2023, devem ser divulgados os resultados de um novo estudo sobre o uso da fórmula como profilaxia pós-exposição (PEP).

Quando usar o Molnupiravir?

Continua após a publicidade

“Apesar de estarmos com baixos números da doença, ainda temos um número considerável de pessoas com risco de progredir para a covid-19 grave, como, por exemplo, imunodeprimidos, com câncer ativo ou com outras doenças”, explica Mário Ferrari, diretor da Unidade de Negócios de Infectologia da MSD, em comunicado. Basicamente, a pílula poderá ser disponibilizada para pessoas com comorbidades.

Onde comprar o remédio contra covid?

Nesta semana, chegou ao Brasil o primeiro lote do medicamento, totalizando mil tratamentos. Estes comprimidos poderão ser comprados apenas no mercado privado de saúde — como farmácias, clínicas oncológicas e hospitais particulares —, ou seja, não estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

Quanto custará o Molnupiravir no Brasil?

Segundo a farmacêutica, o preço médio do tratamento com o Molnupiravir no Brasil deve custar R$ 1.700. Por causa do elevado custo, o uso do medicamento deve ser restrito no país.

Vale lembrar que o remédio contra covid já teve o uso emergencial aprovado, em maio deste ano, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Anteriormente, foi aprovado pela agência Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.

Remédios para combate da covid no Brasil

Continua após a publicidade

Diferente do setor privado, o primeiro medicamento que chegou no SUS para o combate da covid-19 foi o Paxlovid (nirmatrelvir e ritonavir), da farmacêutica Pfizer. As primeiras 50 mil unidades do pílula antiviral desembarcaram por aqui no final de setembro, segundo o Ministério da Saúde.

"O remédio é indicado para o tratamento da infecção de pessoas com risco de internações, complicações e mortes por causa da doença", explica a pasta em comunicado sobre a medicação.

Molnupiravir no SUS: tem previsão?

Continua após a publicidade

Hoje, não há expectativa de incorporar o Molnupiravir no SUS. Para chegar ao atual posicionamento, o remédio foi avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para tratamento de pacientes com covid-19 leve à moderada, não hospitalizados, que não requerem oxigenação suplementar e que apresentam alto risco para agravamento da doença.

"A Comissão identificou que não havia evidências suficientes sobre desfecho e segurança do medicamento, sendo que o efeito absoluto se mostrou modesto e significativamente inferior ao de outro medicamento já incorporado no SUS para a mesma indicação (nirmatrelvir/ritonavir)", explica a Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde (1) e (2)