Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Molnupiravir: Anvisa aprova novo medicamento contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Maio de 2022 às 11h25

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (4), o uso emergencial do remédio molnupiravir no Brasil. Desenvolvida pela farmacêutica norte-americana MSD — também conhecida como Merck —, a pílula é indicada para casos leves e moderados da covid-19, mas que tenham risco de complicações.

Nos ensaios clínicos, o antiviral molnupiravir demostrou efeitos benéficos em pacientes adultos, com capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes, segundo explica a Anvisa. A nova medicação contra covid-19 pode ser usada em casa e ajuda a reduzir as chances do vírus Sars-CoV-2 se multiplicar no organismo recém-infectado.

Continua após a publicidade

Além do Brasil, a pílula da MSD contra a covid-19 já foi aprovada nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, no Reino Unido, na Austrália e também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a Anvisa, o remédio está em uso em 17 países.

Como usar o molnupiravir contra covid?

"O medicamento deve ser utilizado durante os cinco primeiros dias após o aparecimento dos sintomas, de modo a evitar o desenvolvimento de uma versão resistente do vírus", orienta a Anvisa, em comunicado.

De forma geral, o antiviral pode ser prescrito para pessoas com mais de 18 anos, já diagnosticadas com a covid-19 e que não precisem de oxigênio suplementar. No entanto, este indivíduo deve apresentar um risco aumentado de progressão da doença para casos graves, como algum nível de imunossupressão ou comorbidades.

Continua após a publicidade

No momento, a fórmula não é recomendada para quem está grávida, amamenta ou busca engravidar. "Isso porque estudos de laboratório em animais mostraram que altas doses de molnupiravir podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto", explica a Anvisa.

Fonte: Anvisa