Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pegar covid estressado aumenta risco de complicações

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Outubro de 2022 às 10h32

Link copiado!

Andrea Piacquadio/Pexels
Andrea Piacquadio/Pexels

Cientistas norte-americanos descobriram que pessoas infectadas pelo vírus da covid-19, com elevados níveis de estresse, têm maior risco de desenvolver complicações, como a covid longa. A mesma relação foi identificada com outros tipos de sofrimento psicológico, como ansiedade, angústia, depressão e solidão.

Publicado na revista científica Jama Psychiatry, o estudo que conecta o nível de estresse com complicações da covid-19 foi liderado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. Segundo os autores, esta relação é mantida, independente de outros fatores de risco, como tabagismo e asma.

“Ficamos surpresos com a intensidade do sofrimento psicológico antes de uma infecção por covid-19 estar associada a um risco aumentado para a covid longa”, afirma Siwen Wang, uma das autoras do estudo, em comunicado.

Continua após a publicidade

Entenda o estudo sobre o impacto do estresse antes da covid

Para entender como o sofrimento mental pode impactar a covid-19 e o risco de complicações, a equipe de pesquisadores inscreveu mais de 54 mil pessoas no estudo, iniciado em abril de 2020 — antes da existência das primeiras vacinas. Até novembro de 2021, mais de 3 mil voluntários contraíram o coronavírus SARS-CoV-2 em algum momento dos últimos meses. Durante o período, os participantes responderam questionários sobre a saúde psicológica e a intensidade da covid.

Após analisar os dados, os cientistas concluíram que o sofrimento psicológico antes da infecção pelo vírus da covid estava associado a um risco aumentado de 32% a 46% para a covid longa. Entre os principais fatores de risco, estavam:

Continua após a publicidade
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Angústia;
  • Estresse;
  • Solidão.

Saúde mental impacta a recuperação e o risco de complicações

Na ciência, médicos e pesquisadores já sabem que a saúde mental pode desempenhar um papel importante na evolução de algumas doenças, mas esta foi a primeira evidência relacionando o estresse com a maior incidência de casos de covid longa.

Segundo os autores do estudo, em casos de gripe (influenza) ou de resfriados, apresentar problemas de saúde mental está associado com um risco maior para casos graves da infecção e maior duração dos sintomas. O mesmo risco é observado em pacientes com a doença de Lyme, causada por uma bactéria transmitida por carrapatos.

Continua após a publicidade

Fonte: Jama Psychiatry e Universidade de Harvard