Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam adesivos que permitem monitorar apneia do sono

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Maio de 2023 às 18h13

Link copiado!

Woon-Hong et al, 2023/Science Advances
Woon-Hong et al, 2023/Science Advances

A apneia do sono é uma condição que tem preocupado a comunidade médica, e levando isso em consideração, uma equipe de especialistas criou adesivos capazes de fazer o monitoramento. A nova tecnologia foi descrita na revista Science Advances. Os itens ficam posicionados ao redor dos olhos, na testa e no queixo. À medida que o usuário dorme, eletrodos detectam a atividade do cérebro, dos olhos e dos músculos faciais.

Esses dados são transmitidos para um aplicativo, onde são analisados ​​por meio de algoritmos baseados em inteligência artificial. O aplicativo é capaz de determinar a gravidade da apneia do sono do paciente, para que assim a equipe médica pense no tratamento adequado.

Atualmente, os testes de sono costumam acontecer em laboratórios, por conta das limitações dos dispositivos. A promessa dos pesquisadores é que a tecnologia portátil pode ser uma alternativa a esses procedimentos, que costumam ter um custo elevado.

Continua após a publicidade

No estudo o adesivo detectou a apneia do sono com uma taxa de precisão de 88,5%. Para comparação, um dispositivo de faixa de cabeça existente no mercado teve uma taxa de precisão de cerca de 71%, e ainda não mediu atividades musculares.

A tecnologia também ​​pode prever a probabilidade de uma pessoa que não apresenta nenhum sintoma de apneia do sono desenvolvê-la em algum momento.

O que é apneia do sono

Continua após a publicidade

A apneia do sono é um distúrbio em que caracterizado por ruídos e interrupções repetitivas na respiração. Os principais sintomas da apneia são: ronco alto, falta de ar durante o sono, despertar com a boca seca, dor de cabeça matinal, dificuldade em permanecer dormindo, sonolência diurna excessiva dificuldade em prestar atenção enquanto está acordado e irritabilidade.

O tratamento para apneia do sono envolve, nos casos mais leves, apenas mudanças no estilo de vida, como perder peso ou parar de fumar. Em quadro moderado ou grave, certos dispositivos podem ajudar a abrir uma via aérea bloqueada. Em casos ainda mais intensos, uma cirurgia pode ser necessária.

Riscos da apneia do sono

Segundo especialistas da Penn State (universidade da Pensilvânia), a apneia obstrutiva do sono aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca congestiva. Esses pacientes também correm risco de morte súbita por diversas causas, como a cardiovascular.

Continua após a publicidade

Especialistas também levantam um alerta de que a apneia do sono aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC, também conhecido como derrame), considerado como a principal causa de morte no Brasil.

Outra afirmação de estudos anteriores é que apneia do sono acelera o envelhecimento, mas o tratamento adequado pode reverter essa situação.

Fonte: Science AdvancesEurekAlertNHSMayo Clinic