Insônia e apneia do sono aumentam risco de AVC
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Especialistas levantam um alerta de que problemas do sono, como insônia ou apneia obstrutiva, podem ocasionar no aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC, também conhecido como derrame), considerado como a principal causa de morte no Brasil.
- Apneia do sono acelera o envelhecimento, mas tratamento adequado pode reverter
- Quem já sofreu um AVC tem mais chances de ter um infarto, sugere novo estudo
O derrame pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecida por acidente vascular hemorrágico. Tendo isso em mente, é preciso saber como identificar um AVC o quanto antes.
No caso da apneia, muitos não percebem que têm, e a condição não aumenta apenas o risco de AVC, como também de insuficiência cardíaca. Obter um diagnóstico é fundamental porque é o primeiro passo para o tratamento e, consequentemente, um sono melhor.
Na prática, a apneia obstrutiva do sono é um transtorno crônico em que a pessoa tem a obstrução parcial ou completa das vias aéreas durante o sono, fazendo com que ela pare de respirar. Evitar o álcool pode reduzir os sintomas, assim como dormir de lado ou de bruços para ajudar a evitar que a língua bloqueie as vias aéreas. A perda de peso também pode ajudar.
A apneia pode ser tratada com uma terapia com aparelhos orais, na qual um dispositivo personalizado dentro da boca é usado para mover a mandíbula para frente para criar mais espaço nas vias aéreas, ou com a implantação de um dispositivo semelhante a um marca-passo no peito que usa impulsos elétricos para evitar que a língua caia na garganta.
Há, ainda, casos em que a indicação é o uso de um compressor de ar para levar oxigênio até os pulmões enquanto o paciente dorme, chamado CPAP (so inglês Continuous Positive Airway Pressure, ou pressão positiva contínua pelas vias aéreas). Para dormir, o paciente usa uma máscara de ar conectada ao aparelho, que impulsiona o fluxo de ar através de suas vias aéreas, evitando, assim, a apneia.
Sintomas da apneia do sono
Os principais sintomas da apneia são:
- Ronco alto
- Falta de ar durante o sono
- Despertar com a boca seca
- Dor de cabeça matinal
- Dificuldade em permanecer dormindo
- Sonolência diurna excessiva
- Dificuldade em prestar atenção enquanto está acordado
- Irritabilidade
Sintomas do AVC
Enquanto isso, o AVC acompanha os seguintes sintomas:
- Fraqueza ou formigamento em um lado do corpo
- Confusão mental
- Alteração da fala ou compreensão
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente
Se tiver algum sintoma de apneia do sono ou de AVC, é importante buscar ajuda médica.
Fonte: Consumer Reports, The Washington Post, Ministério da Saúde