Anticorpo recém-descoberto protege contra todas variantes da covid
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade do Texas em Austin (UT Austin) descobriram um novo anticorpo que é capaz de neutralizar todas as variantes conhecidas do vírus da covid-19. Apelidado de SC27, o anticorpo também combate, em laboratório, outros coronavírus encontrados em animais silvestres, como o SARS-CoV.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Casos de covid-19 e rinovírus aumentam no Brasil
- Qual é a diferença entre antígeno e anticorpo?
Os detalhes sobre o anticorpo recém-descoberto que protege contra todas variantes da covid-19 foram detalhados em artigo na revista Cell Reports Medicine. Ainda não há previsão de lançamento como um terapia antiviral, mas esta possibilidade existe (entenda detalhes abaixo).
Para além do SC27, o grupo de pesquisadores analisou o desenvolvimento da imunidade híbrida (gerada por infecções e pela vacinação) no organismo. Tanto é que o anticorpo “perfeito” foi encontrado no plasma de um paciente, com histórico de imunização e de covid-19.
Anticorpo contra todas as variantes
Para impedir a covid-19, os anticorpos do sistema imune se conectam a uma parte do coronavírus chamada de proteína Spike (S), que atua como um ponto de ancoragem para o patógeno infectar as células humanas. Assim, quando o anticorpo se liga e bloqueia essa proteína, a doença não evolui.
O problema é que, ao longo dos últimos quatro anos, o vírus acumulou mutações, sendo que algumas delas se concentram na proteína S. Isso pode dificultar a identificação e a ligação dos anticorpos, tornando as pessoas mais vulneráveis.
No entanto, o anticorpo SC27 parece ser uma grande exceção nesse universo, já que tem a habilidade de reconhecer diferentes características das proteínas S em diversos tipos de coronavírus.
"O SC27 apresenta afinidade de ligação extremamente alta validado contra cepas ancestrais [de 2019] e BA.1 [mais recente]”, afirmam os autores sobre a capacidade protetora do anticorpo. Ele também inativou as descendentes da variante Ômicron, como BA.2.86 e JN.1, e outros tipos de coronavírus, como o SARS-CoV.
LEIA TAMBÉM:
- Cientistas descobrem gene que é a chave da longevidade
- Rede neural específica cresce no cérebro de quem tem depressão
- Paciente com chip Neuralink aprende novos idiomas
Terapia com anticorpos da covid
“A descoberta do SC27 e de outros anticorpos semelhantes no futuro nos ajudará a proteger melhor a população contra as variantes atuais e futuras da covid-19”, afirma Jason Lavinder, professor assistente do departamento de Engenharia Química da universidade e autor do estudo, em nota.
Como a equipe copiou a sequência molecular do anticorpo que combate todas as variantes, há a possibilidade de uma versão sintética ser produzida em massa, como parte de uma nova terapia para pacientes com elevado risco de complicações da covid-19.
Em paralelo, os autores destacam, como mostrou a pesquisa, que indivíduos que tomaram as vacinas e tiveram a infecção têm normalmente as melhores defesas contra o vírus da covid-19, quando se analisa as características dos anticorpos.
Fonte: Cell Reports Medicine, UT Austin