Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter ganhou usuários e mais tempo de uso nas últimas semanas, garante Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Novembro de 2022 às 12h32

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre Twitter

O Twitter ganhou mais de 2 milhões de novos usuários, em média, diariamente na última semana. Além disso, a rede social teria atingido um recorde histórico de uso no mesmo período, totalizando quase 8 bilhões de minutos diários. Esse aumento é fruto do chamado "efeito Musk", um conjunto de medidas adotadas desde a aquisição da rede social pelo bilionário Elon Musk.

Os dados foram compartilhados pelo próprio CEO no seu perfil oficial. O crescimento na quantidade de novas contas corresponde a um aumento de 66% em relação à média do mesmo período do ano passado. Já o tempo gasto diariamente na plataforma teria crescido 30% no comparativo a igual período de 2021.

Continua após a publicidade

Musk revelou que os mDAUs — uma sigla em inglês que significa "usuários ativos diários monetizáveis" — ultrapassaram a marca de 250 milhões desde a renovação. Em 20 de novembro, foram apurados exatos 253,9 milhões de mDAUs, o que significa um potencial de ganho maior para plataforma com anúncios.

O bilionário ainda garantiu ter havido queda nas impressões de discursos de ódio na plataforma. Assim que assumiu o comando, teria havido um pico deste tipo de prática, possivelmente para testar os novos limites do Twitter, seguido de uma queda substancial nos dias seguintes. O número vai contra uma pesquisa feita por empresa independente que indicou um cenário oposto.

Alegou também ter havido uma queda na quantidade de perfis fakes, que tentam se passar por pessoas ou marcas. Esse segundo dado pode ter sido alcançado graças à política do Twitter de banir contas que usam nomes de terceiros sem autorização e de humoristas que parodiam personalidades.

Continua após a publicidade

Embora muita gente tenha torcido o nariz para a venda do Twitter, vários outros grupos conservadores parecem estar entrando na plataforma. O fluxo pode ter sido impulsionado pela política de total "liberdade de expressão" da rede, que acabou com a moderação de conteúdo antiga para permitir opiniões de todo tipo, inclusive comentários racistas, anticientíficos e conspiratórios.

Twitter 2.0

O Twitter ainda deve oferecer um conjunto de atualizações futuras para torná-lo mais amplo do que a proposta atual. A ideia versão 2.0 é trazer mensagens diretas criptografadas e chamadas de vídeo/áudio, em uma clara tentativa de rivalizar com o WhatsApp e o Telegram.

Outro plano é adicionar espaço para tuítes mais longos, sem precisar usar as threads para construir análises mais aprofundadas sobre os assuntos. Hoje, a rede social já permite o uso de múltiplas mídias em uma única publicação, misturando texto, vídeo, foto e GIFs.

Continua após a publicidade

O Twitter Blue também deve ser relançado em breve para os usuários nos próximos dias. Associado a isso, Musk prometeu lançar selos coloridos para diferenciar a marca azul, disponível para qualquer usuário pagante, dos selos dourados para empresas e dos cinzas para órgãos do governo.

Isso tudo é parte do projeto de Musk para criar o aplicativo X, uma versão ocidental do WeChat, que deve reunir vários serviços em um só lugar. O dono da Tesla e SpaceX pretende ter um sistema de pagamento próprio, oferecer a venda de produtos online e até criar um cartão de crédito/débito para os usuários da rede do passarinho azul.