Publicidade

Twitter terá DMs criptografadas e bate-papo por voz ou vídeo, promete Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Novembro de 2022 às 10h45

Link copiado!

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
Tudo sobre Twitter

Dono do Twitter, Elon Musk disse que pretende fazer uma série de melhorias de segurança na rede social nos próximos meses. Em uma reunião com os funcionários que restaram companhia, o bilionário disse querer implementar as mensagens diretas (DMs) criptografadas e bate-papo por voz ou vídeo.

Esse conjunto de aprimoramentos foram mostrados em uma apresentação de slides intitulada "Twitter 2.0" feita na sede da empresa, em São Francisco, nos Estados Unidos. Musk explicou que a ideia de criptografar os serviços de texto, voz e vídeo é uma solução para dar mais proteção para a troca de mensagens entre as contas, garantindo que ninguém, mesmo no Twitter, esteja espionando os conteúdos.

“Deve ser o caso de eu não poder olhar para as DMs de ninguém se alguém colocar uma arma na minha cabeça”, justificou durante a reunião, cujo áudio foi obtido pelo site The Verge. Essa seria uma maneira de blindar os usuários de eventuais abusos cometidos por governos, autoridades policiais e empresas, que podem tentar forçar a visualização de conteúdos por meio de leis ou por decisão judicial.

Continua após a publicidade

Essa é uma preocupação legítima do magnata, já que a plataforma revelou a exposição de mensagens diretas a pessoas não autorizadas em 2018. No início deste ano, um ex-funcionário da plataforma disse ter acessado dados de usuários a pedido do governo da Arábia Saudita — embora não tenha sido mencionado se as DMs foram comprometidas.

Criptografia no Twitter

A criptografia é algo presente em programas de bate-papo como WhatsApp, Signal e Telegram, mas está longe de ser uma prioridade para redes sociais. Algumas até oferecem esse embaralhamento para as mensagens de texto, porém poucas tem suporte à chamadas de voz e vídeo. Segundo Musk, o criador do Signal, Moxie Marlinspike, prometeu ajudar com a criptografia no Twitter.

Continua após a publicidade

As mensagens diretas criptografadas esteve entre o rol de recursos testados pelo Twitter várias vezes nos últimos anos. Embora muito tenha sido experimentado, nunca saiu do papel, principalmente porque as pessoas usam menos a ferramenta para conversas do que as threads.

Já em relação ao bate-papo por voz e vídeos, a ideia do mandachuva do Twitter é criar um canal seguro e sem identificação para as chamadas. Musk apontou como defeito a exigência do fornecimento do número de telefone pelos apps de chat, expondo as pessoas de modo desnecessário — e não seria preciso na sua rede social.

Continua após a publicidade

Mesmo em meio a tantas polêmicas nos últimos dias, Elon Musk disse que a rede social teve um pico de crescimento histórico de quase 1,6 milhões de pessoas na semana passada. Aqui no Brasil, essa movimentação não parece ter ocorrido, já que mais de um milhão de usuários correram para abrir suas contas no Koo, a rede social sensação do momento.

Fonte: The Verge