Publicidade

Threads e Bluesky: como criar uma conta e usar as redes sociais rivais do X

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Diante da suspensão da rede social X e início neste sábado (31) do bloqueio do acesso no Brasil, após uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), os aplicativos Threads e Bluesky despontam como alternativas gratuitas para os usuários.

Ambos ficaram entre os assuntos mais comentados no X desde que o ministro Alexandre de Moraes intimou o bilionário americano Elon Musk a indicar quem é o representante legal no país. A decisão, que foi descumprida, e a determinação da suspensão do X ocorreram nesta sexta (30).

O que é o Threads? 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Lançado em julho de 2023, o Threads surgiu em um momento oportuno, quando muitos usuários procuravam alternativas ao X após as mudanças drásticas implementadas por Musk.

Após um ano no ar, a rede social de microblog Threads atingiu a marca de 175 milhões de usuários ativos mensais, conforme anunciado na época pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg.

Durante o período, a Meta aplicou diversas melhorias como: 

Como abrir conta no Threads?

O Threads é vinculado ao Instagram, então é necessário possuir uma conta na rede social de vídeos e fotos da Meta para registrar-se no app de textos. 

No momento da criação do perfil, o Threads consegue importar o nome de usuário, foto, bio e a lista de contatos que você segue na rede vizinha.

Você pode deletar a conta do Threads sem perder o Instagram, mas o caminho contrário não é permitido.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: 

Como usar o Threads pelo computador

Continua após a publicidade

Para acessar o Threads pelo PC, faça o seguinte:

  1. Acesse threads.net
  2. Faça login com suas credenciais do Instagram

Como usar o Threads pelo celular

O aplicativo do Threads está disponível para Android e iOS. Para usar no celular, faça o seguinte:

Continua após a publicidade
  1. Baixe o aplicativo (iOSAndroid);
  2. Faça login com suas credencias do Instagram.

Começando no Threads

No primeiro login, o Threads vai perguntar se você quer puxar suas informações do Instagram — foto, bio e link de perfil. Como a rede está atrelada ao Insta, não é possível alterar o nome de usuário por ali, é preciso ir até o Instagram para realizar a mudança caso você queira.

Você define ainda se o seu perfil será público ou privado, ou seja, ele não puxa automaticamente essa definição do Insta e é possível manter uma rede aberta e a outra fechada — aprenda a deixar o Instagram privado.

Continua após a publicidade

De cara, é possível começar a seguir todos os perfis que você já segue no Instagram, automatização que amplia ainda mais o potencial de sucesso da rede.

É possível também começar a seguir mesmo perfis que ainda não ativaram o Threads. É muito provável que boa parte das pessoas que você conhece na rede social de fotos apareçam no novo app logo de cara, sem ter que conceder permissão ou enviar convite.

O que é o Bluesky?

  • O Bluesky é uma rede social de microblogging. A história da plataforma se confunde com a evolução do X, porque o projeto surgiu com o incentivo do antigo Twitter em 2019. A ideia era investir em um sistema aberto que possibilitasse uma rede menos centralizada sem perder a essência do serviço.
  • A fundadora do Bluesky é Jay Graber, especialista em redes sociais descentralizadas e crítica do poder concentrado nas mãos das Big Techs. 
  • A plataforma aposta na criação de conteúdos curtos, em uma linha do tempo contínua, e apresenta um visual muito semelhante ao X.
  • O seu diferencial é o uso do AT Protocol, um protocolo exclusivo que permite com que várias redes sociais diferentes se comuniquem entre si em um mesmo espaço. Para entender melhor, pense nos sistemas de e-mails ou nos números de telefone: não importa a sua operadora, fabricante ou provedor de correio eletrônico, você consegue se comunicar com outras pessoas livremente.
Continua após a publicidade

Como abrir conta no Bluesky?

De início, os primeiros usuários precisavam aguardar na lista de espera ou receber o convite de outra pessoa para poder criar uma conta e entrar no Bluesky. No entanto, essas duas formas de acesso caíram desde fevereiro: agora, para acessar, só é preciso fazer o download do aplicativo e criar a sua conta.

  • Procure por "Bluesky" e faça o download do aplicativo, que é gratuito. É possível encontrar o aplicativo na Play Store (no caso do Android) ou na App Store (no caso do iOS) para baixar e acessar.
  • O usuário pode publicar em texto (256 caracteres) e com imagens.
  • A rede social permite excluir os próprios posts: além de curtir, comentar e repostar as publicações de outras contas.

Continua após a publicidade

Preços

As redes são gratuitas e não limitam recursos a uma assinatura exclusiva, como é o caso do X Premium. A única diferença paga envolve o Meta Verified: quem assina o serviço da Meta no Instagram pode ganhar um selo de verificação na conta do Threads.