Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 coisas que podem fazer do Threads o principal rival do Twitter

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Julho de 2023 às 17h37

Link copiado!

Divulgação/Meta
Divulgação/Meta
Tudo sobre Instagram

Nova rede social da Meta, o Threads chega em 6 de julho de 2023 e promete entregar muito para o público fã de sites como o Twitter. Poucos detalhes sobre o "Twitter do Instagram" circulam por aí, mas o currículo da empresa de Mark Zuckerberg impulsiona a expectativa e desperta curiosidade para saber como vai se parecer na prática o "caçula" de Facebook e Instagram.

Outro fator que virou a atenção do público para o novo app é a crise do Twitter. Desde a aquisição de Elon Musk, a plataforma sofre com mudanças repentinas, serviço por assinatura questionável e uma série de outras instabilidades que, sempre que acontecem, fazem redes como Koo, Mastodon e Bluesky crescer em número de usuários.

Threads será o maior rival do Twitter?

Continua após a publicidade

Não existem muitas informações sobre o Threads, mas o público aguarda ansiosamente pela novidade — e com razão. Embora o CEO Mark Zuckerberg tenha colaborado apenas na fundação do Facebook, ele aparentemente sabe gerenciar aquisições de apps vizinhos — o Instagram e o WhatsApp são prova disso.

Então, será que o Threads será o maior rival do Twitter? O que torna a nova plataforma da Meta tão especial? O Canaltech tenta responder isso nos próximos parágrafos.

3. Peso do Instagram e do Facebook

Redes sociais são criadas com certa frequência e algumas das ideias até são interessantes — o BeReal é um exemplo —, mas nem todas vingam de fato. Geralmente, ter um executivo conhecido como um dos fundadores ou ser associado a uma determinada marca ajuda a atrair público com mais velocidade — e isso pode favorecer o Threads.

Continua após a publicidade

A plataforma é basicamente um "irmão mais novo" do Facebook e do Instagram e é impossível não notar as semelhanças. Além disso, a Meta pode aproveitar sua influência sobre as plataformas vizinhas mais consolidadas para impulsionar a nova rede e assim angariar o máximo de usuários possível.

É fácil de imaginar, por exemplo, que anúncios no Instagram e no Facebook levem muita gente para o Threads, dando a ele uma vantagem considerável em relação a outros apps que postulam ser o "novo Twitter", como Mastodon, Bluesky e Koo.

2. Integrado ao Instagram

Continua após a publicidade

O Threads é um produto do ecossistema da Meta, então é óbvio que ele será intimamente integrado com as redes-irmãs Facebook e especialmente o Instagram (afinal, vale dizer, o Facebook não está em seus melhores dias). O Threads poderá ser usado com os mesmos dados de login do Instagram e do Facebook, e é possível que a plataforma permita transitar livremente entre um app e outro.

Sendo assim, é possível imaginar que logo de cara seu perfil no Threads pode ter foto, bio e conteúdo herdado de outras redes e poupar você do trabalho de decorar a própria página do zero. Isso reduziria o atrito da chegada de novos participantes, o que pode tornar a plataforma bem mais convidativa.

Em entrevista para o The Verge, o diretor de produtos da Meta mencionou que o novo aplicativo foca em "segurança, facilidade de uso e legibilidade", o que pode ser encarado com um indício dessa integração. A empresa também pretende fazer do site um terreno fértil para criadores fomentarem relações com suas comunidades.

Continua após a publicidade

1. Território conhecido

O Instagram pode não ser a rede social perfeita, mas acerta em termos de interface e visual. A experiência da empresa vai ser de muita importância no desenvolvimento do Threads que, ao que parece, bebe da mesma fonte da rede social de fotos.

Nos prints do app divulgados até agora, o Threads mostra detalhes semelhantes aos do Instagram (note os ícones de comentários, curtidas e compartilhamentos), mas sem apelo para fotos ou vídeos — o foco aqui é conteúdo em texto. É possível que, na prática, quando a Meta lançar o novo app e ele começar a ser usado, essas semelhanças fiquem ainda mais evidentes e se mostrem mais um bom trunfo em favor da empresa de Mark Zuckerberg na luta contra Elon Musk.

Continua após a publicidade

Quando o Threads será lançado?

O aplicativo Threads vai ser lançado em 6 de julho de 2023, mas ainda não foi divulgado como isso vai acontecer. É possível que a plataforma seja inaugurada em fase experimental, recebendo poucos usuários de cada vez, e com o tempo expanda o alcance para um público maior, à medida que adiciona recursos e incrementa a estabilidade.