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Menos de 500 perfis verificados "originais" teriam assinado o Twitter Blue

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Abril de 2023 às 10h42

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Joshua Hoehne/Unsplash
Joshua Hoehne/Unsplash
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Após a remoção do selo de verificação no Twitter na última semana, o número de contas verificadas preexistentes que assinaram o Twitter Blue foi baixíssimo. Enquanto isso, o dono da rede social, Elon Musk, tem redistribuído alguns selos compulsoriamente.

Segundo um desenvolvedor de software Travis Brown, que acessou dados da plataforma através de uma API paga do Twiitter, apenas 28 usuários que tinham a conta verificada assinaram o Twitter Blue após o primeiro dia de remoção do selo.

Campanha contra o selo azul

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De acordo com a análise do desenvolvedor, no começo de abril eram 19.469 usuários das 407 mil contas verificadas que tinham assinado o Twitter Blue. Na última sexta-feira (21), após o fim do selo de verificação, esse número passou para 19.497 assinantes. No sábado, eram apenas 474 novos assinantes entre os antigos usuários verificados. Ao todo, então, seriam menos de 500 novos assinatnes que perderam o verificado legítimo na última sexta.

Paralelamente, diversos perfis de celebridades (e até de pessoas falecidas) voltaram a exibir o selo de verificação na rede social, mesmo sem a assinatura do Blue, o que tem gerado certa polêmica. Alguns famosos estão contando na plataforma que não estão pagando pelo selo azul da plataforma; entre eles estão Felipe Neto e Neil Gaiman.

A rede social parece redistribuir o selo para contas com mais de 1 milhão de seguidores, enquanto Musk diz que vai pagar pessoalmente pelos selos de algumas celebridades. Além disso, não há um padrão no retorno do selo para usuários com essa marca de seguidores, tendo em vista que contas como a do ator Ryan Reynolds e da própria Tesla seguem sem a verificação.

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Desde o anúncio da exigência de assinatura do Twitter Blue para exibição do selo na plataforma, usuários têm feito uma campanha — a “BlockTheBlue” — para desincentivar as pessoas a pagar para ter uma conta verificada. Como resposta, Musk derrubou o perfil e a hashtag da campanha na rede.