Twitter começa a remover selo azul de perfis verificados pré-existentes
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O dia chegou e, enfim, nesta quinta-feira (20) o Twitter começou a remover os selos azuis dos chamados verificados pré-existetes. A medida cumpre promessas feitas desde fevereiro deste ano pelo novo dono da plataforma, Elon Musk.
- Twitter oficializa troca de nome jurídico para X Corp.
- Twitter promete reduzir alcance e sinalizar posts com discurso de ódio
Inicialmente, o presidente e proprietário do Twitter anunciou que a retirada das etiquetas aconteceria em 3 de abril, mas nada aconteceu — exceto para a conta principal do jornal The New York Times, que provocou o bilionário ao dizer que não assinaria o serviço para corporações.
Remoção de selos de verificado
Segundo um ex-funcionário da empresa ouvido pelo The Washington Post, a remoção de blue checks precisa ser feita individualmente e a mudança leva tempo para ir para o ar.
Além disso, tirar todos os selos de uma vez só pode "quebrar" o site. O algoritmo de recomendação de conteúdo do Twitter leva em consideração a presença do selo de verificado e uma remoção massiva das etiquetas pode deixar tudo mais bagunçado ainda.
De qualquer forma, desde o início da tarde de hoje (20), o assunto virou trend no Twitter com vários relatos de verificados indo embora — inclusive muitos repórteres da redação do Canaltech.
Verificado? Só pagando
A partir de agora, portanto, apenas quem assina o Twitter Blue e paga a partir de R$ 42 mensais vai exibir o selo azul de perfil verificado na rede social.