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Instagram pode remover aba de compras da tela inicial

Por| 26 de Setembro de 2022 às 15h43

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Reprodução/Instagram
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O Instagram começou a testar a tela inicial do aplicativo sem a guia “Lojas”, que figura naquele espaço desde meados de 2020. A avaliação foi confirmada por um porta-voz da rede social ao site The Verge nesta segunda (26).

“Como parte do nosso trabalho contínuo de simplificar a experiência com o Instagram, estamos testando algumas mudanças na barra de navegação principal na parte inferior do aplicativo com um pequeno número de pessoas”, relatou a representante da Meta Anne Yeh.

Disposto na parte de baixo da tela do aplicativo desde 2020, a guia “Loja” foi implementada para tentar impulsionar a rede social da Meta também como um marketplace no qual criadores e marcas poderiam vender seus produtos diretamente para o seu público. Agora, ao que tudo indica, o Instagram começa a rever esse caminho.

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Recentemente, uma reportagem do site The Information antecipou que a rede social de fotos deve aposentar de vez o botão que leva usuários a páginas de compra em março de 2023. A informação, retirada de um memorando vazado, não foi confirmada de maneira pública pela rede social.

Saindo do e-commerce?

Os últimos meses do Instagram podem ser definidos como repletos de guinadas, com a empresa claramente sentindo o baque do avanço do TikTok. Nisso, os stories quadruplicaram o tamanho da duração, o IGTV foi aposentado, todos os vídeos viraram Reels e a companhia até começou a implementar uma interface praticamente idêntica à da rede social chinesa, mas voltou atrás após reclamações do público.

Apesar dos testes com uma tela inicial sem a guia de compras e outros indícios de que estaria deixando o e-commerce cada vez de lado, o a rede de fotos oficialmente ainda não desistiu da ideia.

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“Comércio segue importante para o Instagram conforme nós continuamos a facilitar para as pessoas descobrirem e comprarem produtos pelo app por meio do feed, dos stories, dos reels e de inovações como eventos de compra”, prosseguiu Yeh na nota enviada ao The Verge.

Fazendo uma avaliação mais fria, é difícil imaginar que o Instagram vá simplesmente limar as funções de compra de uma hora para outra. Apesar de não revelar dados de uso dessas funções, não é difícil imaginar que uma plataforma que se sustenta de publicidade não vá ter sempre um atalho rápido para que o usuário adquira um produto interessante que viu em uma propaganda.

Contudo, a dificuldade de monetizar essa função pode fazer com que ela seja despriorizada ao longo do tempo para que outras funcionalidades ocupem esse espaço e os recursos da companhia. Resta saber, agora, aguarar para ver quais os próximos passos do serviço da Meta nesse sentido.

Fonte: The Verge