Publicidade

Instagram testa transformar todos os vídeos em Reels

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2022 às 09h28

Link copiado!

Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram
Tudo sobre Instagram

O Instagram continua a fortalecer o Reels como a principal ferramenta da plataforma, tanto que começou a adaptar todos os vídeos compartilhados para o formato. Em um teste realizado com um pequeno grupo de usuários, a rede social exibe um aviso com explicações sobre a mudança.

O especialista Matt Navarra compartilhou um print de tela no seu perfil no Twitter com detalhes do funcionamento. Se a sua conta for pública, todas as publicações de vídeos seriam compartilhadas como Reel, mesmo aquelas criadas para o IGTV ou como vídeos normais do perfil.

Continua após a publicidade

Na prática, inflaria a plataforma com milhões de conteúdos antigos que não foram criados para o formato, mas passariam a ser descobertos por qualquer pessoa. Isso também possibilitaria o uso do áudio original para criar conteúdo em cima, criação de remixes, curtidas e comentários, entre outras interações — vídeos antigos poderiam viralizar somente agora, anos após a publicação original.

Caso o perfil seja fechado, somente os seus seguidores autorizados teriam acesso ao conteúdo. Apesar disso, eles ainda poderiam criar remixes a partir do vídeo ou interagir com o conteúdo. Se você não quiser que ninguém reproduza os vídeos, será necessário desativar a opção nas Configurações (para afetar todos os conteúdos) ou fazer manualmente em cada um.

"Tiktokização" de Instagram e Facebook

Continua após a publicidade

Esta é mais uma iniciativa da Meta para surfar na onda de popularidade do TikTok, aproveitando-se do vasto conteúdo já existente nos servidores do Instagram. Aliás, os vídeos são a aposta da gigante para o ano, tanto que um vazamento recente até mostrou que o Facebook poderia se reformular ao estilo vídeos curtos para tentar retomar a popularidade dos tempos de ouro.

Hoje, o Reels é o formato que mais cresce no Insta, impulsionado pelas iniciativas adotadas pelos desenvolvedores. Além das impressões serem muito superiores, o formato costuma garantir bom engajamento graças aos conteúdos curtinhos. O tempo de visualização dos vídeos mais que dobrou desde o ano passado e o Facebook teria sido responsável por 80% do crescimento.

A Meta também planeja monetizar ao máximo o Reels para lucrar mais e tentar amenizar as perdas causas após a desastrosa App Tracking Transparency (ATT). A política da Apple exige consentimento formal do usuário para o rastreamento dos dados dos usuários por aplicativos e causou um prejuízo de R$ 55 bilhões para mídias sociais, incluindo o Facebook e o Instagram, os mais afetados.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há informações oficiais sobre o experimento nem dá para saber ao certo se chegará para o usuário.

Fonte: Matt Navarra