Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram pode ter um novo jeito de lidar com nudez na plataforma

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2022 às 08h25

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram testa uma espécie de filtro anti-nudez para proteger usuários da exposição a conteúdos indesejados. O recurso cobriria fotos que contenham imagens de homens ou mulheres seminus ou em poses sensuais até que a pessoa clique para revelar.

Uma configuração chamada Nudity Protection ("Proteção contra Nudez", em tradução livre) foi visualizada pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi. Ele encontrou a tela no código de uma versão experimental da rede social, portanto se trata de algo em fase de criação.

Continua após a publicidade

A mensagem diz que o recurso desfocaria as imagens inapropriadas em mensagens diretas e no feed de publicações. Haverá um botão na sequência para a pessoa liberar o conteúdo se quiser, como já ocorre com fotos e vídeos sensíveis em outras redes sociais. Por enquanto, ainda não dá nada que indique um filtro semelhante para vídeos do Reels e nem dos Stories.

O recurso parece ser exclusivo do iOS, já que usaria a tecnologia de inteligência artificial da Apple para verificar as imagens. O Instagram garante não ter acesso ao conteúdo das fotos, dos áudios e das mensagens de texto trocadas entre usuários, exceto quando há alguma denúncia.

Adolescentes em foco no Instagram

A configuração precisaria ser ativada manualmente, mas poderia fazer parte da central de proteção a adolescentes, implementada recentemente pelo Instagram para coibir problemas com os mais jovens. É bem provável que pais ou responsáveis possam ativar a ferramenta para impedir que seus filhos enviem ou recebam nudes, o que se somaria às regras mais rígidas para menores de 16 anos.

Continua após a publicidade

Nos últimos meses, a Meta está no centro das atenções por diversas acusações relacionadas ao impacto negativo das redes sociais em adolescentes. A empresa já foi processada pelo menos oito vezes e o chefe do Instagram, Adam Mosseri, já foi até o Senado dos Estados Unidos para prestar esclarecimentos.