Publicidade

Instagram anuncia fim do IGTV

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Hoje (5), o Instagram dá fim ao IGTV, sua plataforma para publicação de vídeos longos lançada em 2018. O app exclusivo da ferramenta passa a se chamar “Instagram TV” e se torna parte das publicações comuns do feed, que têm agora limite de duração estendido para até 60 minutos.

Quando foi inaugurado, o IGTV tinha como proposta competir de frente com canais mais consagrados, como o YouTube, mas sua proposta não vingou — mesmo com diversas tentativas e um app inteiramente focado nele. O formato chegou a ganhar um botão exclusivo na tela principal do Instagram, mas não durou muito até a rede social deixar ele de lado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O aplicativo dedicado será mantido (pelo menos por enquanto) e servirá como “um lugar para pessoas irem quando quiserem assistir a vídeos”, contou um porta-voz da empresa ao site The Verge. Atualmente, o “IGTV do Instagram” conta com 10 milhões de downloads somente na Play Store — um número pequeno quando comparado ao app principal, já com mais de 1 bilhão de instalações.

Reels em destaque

Depois desse período, veio o TikTok, que minou ainda mais a popularidade do IGTV. A tendência crescente de consumo de vídeos curtos serviu para afundar ainda mais o formato de publicações longas do Instagram, que por si só voltou seus esforços para elaborar um concorrente direto para o modelo emergente, o Reels.

A redundância também não favoreceu o ofuscado IGTV. Como bem menciona o chefe de setor do Instagram Adam Mosseri, usuários têm dificuldade de distinguir o que é um post comum, um Reels e um IGTV. Com o tempo, os formatos foram se tornando tão parecidos em finalidade e interface que mal dava para notar qual tipo de conteúdo se tratava.

Daí, o formato começou a perder espaço para seu irmão Reels tanto no próprio app quanto na integração com o Facebook, e até propagandas começaram a figurar em formatos mais curtos. Então, não teve escapatória, o IGTV estava com destino selado e era só questão de tempo até uma mudança significativa acontecer.

A mudança no aplicativo do IGTV começa a ser liberada nesta terça-feira, então é questão de tempo até aparecer no seu celular. Nenhuma funcionalidade deve ser adicionada ao programa, então nem há motivo para estar ansioso pela atualização.

Fonte: The Verge