Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Do Larry Bird ao X | Como o Twitter mudou de logo nos últimos 17 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Julho de 2023 às 16h27

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Uma marcas mais reconhecidas do mundo da tecnologia passa por uma mudança radical. Nas mãos do proprietário Elon Musk, o Twitter ganha um novo nome e abandona o logo com o passarinho azul que por mais de 10 anos representou a rede social.

Nesta segunda-feira (24), Musk apresentou ao seus seguidores a nova identidade visual para a plataforma com um logo que contém simplesmente a letra “X”. A proposta do bilionário é fazer de “X” um aplicativo com serviços mais abrangentes.

Logo do Twitter ao longo dos anos

Continua após a publicidade

Desde o lançamento do Twitter, em 2006, a rede social passou por poucas mudanças de logo e ficou conhecida mundialmente com o ícone do passarinho estilizado em cor azul.

A ave se tornou um símbolo que representava, para muitos usuários, a liberdade de expressão e a possibilidade de levar suas opiniões para todos os cantos do mundo.

No entanto, o passarinho azul só foi incorporado como logo de fato do Twitter em 2010, quatro anos depois do lançamento da plataforma. Confira abaixo como foi a evolução do logo do Twitter.

Continua após a publicidade

Primeiro logo do Twitter

A primeira versão de logo do Twitter, ainda em fase de pré-lançamento, apresentava o nome da companhia — então Twttr — em cor verde. Essa versão foi desenhada pelo cofundador da plataforma, Biz Stone, e utilizada entre março e julho de 2006.

Logo de lançamento do Twitter

Para o lançamento do Twitter ao público, a companhia contratou a designer Linda Gavin para elaborar um novo logo. A designer teria tido poucos dias para realizar a tarefa e a versão escolhida apresentava o nome em uma fonte arredondada e cor azul clara e foi utilizada de 2016 até 2010.

Continua após a publicidade

O ícone Larry Bird

Foi em 2010 que o Twitter passou a usar um ícone do passarinho azul como logo, expandindo o uso que havia começado anteriormente como um ícone da plataforma. O cofundador Biz Stone deu ao pássaro o nome de Larry the Bird, em homenagem ao jogador de basquete Larry Bird.

A imagem do passarinho foi adquirida pela companhia no iStock pelo valor de US$ 15. Como empresas não podem registrar marca comercial com material de banco de imagens, a equipe de design modificou a imagem até chegar à versão lançada ao público.

Continua após a publicidade

De 2010 a 2012, o logo da plataforma continha o nome da empresa — com o mesmo visual da tipografia anterior — acompanhado do passarinho azul.

O passarinho azul do Twitter

A partir de 2012, o passarinho azul passou a ser usado sozinho para representar a marca. Larry the Bird ganhou também um visual mais moderno, com o beija-flor em um aparente voo, foi rebatizado para “Twitter Bird”. 

Em 2016, na ocasião dos 10 anos da rede social, um perfil oficial do Twitter Austrália publicou um GIF onde é possível ver todos os passarinhos usados pelo Twitter ao longo de uma década.

Continua após a publicidade

Por mais de uma década, a versão mais recente do passarinho azul representou a rede social e simbolizou o formato “curto e rápido” dos tuítes da plataforma.

Elon Musk brinca com Dogecoin

Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, a plataforma teve “um dia de cão” quando o bilionário resolveu trocar o ícone do pássaro azul pelo símbolo da Dogecoin — a criptomoeda que ganhou o rosto do cachorro do meme Doge.

Continua após a publicidade

A “brincadeira” de Musk fez o valor da Dogecoin disparar no dia 3 de abril de 2023. Vale lembrar que Musk é suspeito de possuir um grande volume de Dogecoins em sua carteira virtual.

Simplesmente X

Em 24 de julho de 2023, o Twitter inaugurou uma nova fase de sua história com a apresentação do logo “X” tomando conta do espaço que antes era ocupado pelo Twitter Bird.

A mudança é o primeiro passo de Elon Musk em transformar o Twitter em um “superapp” com outros serviços agregados. O design do novo “X” foi escolhido entre conceitos enviados por seguidores na plataforma, a convite do próprio Musk. Ao revelar o novo logo, o proprietário tuitou que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”.

Continua após a publicidade

A intenção de transformar completamente o Twitter também se confirma pelo redirecionamento do endereço x.com para a plataforma social. Será o adeus definitivo do passarinho azul — e o Canaltechtratou de algumas questões relacionadas ao futuro do Twitter a partir das mudanças visuais.