Publicidade

X | Twitter muda de logo e começa a virar "superapp" de Elon Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Julho de 2023 às 08h43

Link copiado!

Reprodução/Twitter/X
Reprodução/Twitter/X
Tudo sobre Twitter

O Twitter começou a se tornar o X nesta segunda-feira (24). A versão web da plataforma substituiu o logo do passarinho azul por um "X", tal como anunciado pelo dono da empresa, Elon Musk, no domingo (23). A URL x.com, inclusive, já redireciona para o Twitter, o que deve ajudar a reforçar a nova marca da rede social.

Trata-se de mais um passo em direção da transformação da plataforma no "X", um "superapp" que segue os moldes do WeChat, muito popular na China. Nele, usuários poderão tanto consumir conteúdo, quanto bater papo e contratar serviços.

Continua após a publicidade

"X é o estado futuro da interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por inteligência artificial, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar", disse a CEO do Twitter (ou "X"?), Linda Yaccarino, no Twitter.

É possível que a plataforma também substitua o nome "Twitter" por "X" em breve, conforme sugere um tuíte de Elon Musk. "E em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos", pontuou.

Continua após a publicidade

A inauguração do novo logo foi celebrada na sede da empresa, mostrou o bilionário. No prédio em que estão os escritórios do Twitter, foi projetado um grande "X" do lado de fora. O momento foi compartilhado por Elon Musk e Yaccarino no Twitter.

Continua após a publicidade

O que é X?

Elon Musk flerta com a ideia de criar um aplicativo similar ao WeChat há anos, mas não havia começado esse processo até agora. Quando adquiriu o Twitter, surgiu o rumor de que a plataforma seria usada como ponto de partida para se tornar a tão desejada plataforma, aproveitando a base estabelecida do serviço para garantir popularidade a nova plataforma — ele até cogitou criar um app do zero caso as negociações não fossem para frente.

O "X" visa ser um aplicativo para todos os usos, indo desde rede social a uma instituição financeira para transferência de valores. Assim como o WeChat, ele quer ser um app de mensagens, rede social, serviço de pagamentos, consumo de conteúdo e compras online.

Atualmente, o Twitter ainda se chama Twitter — pelo menos, na URL do site e no aplicativo para celular. Contudo, o endereço web "X.com" já redireciona usuários para a rede social.

Continua após a publicidade

Quando transformação vai ser concluída?

Por enquanto, é impossível dizer quando a transformação do Twitter em X vai ser finalizada. Além disso, não há nenhuma previsão de quando os novos serviços da plataforma serão disponibilizados para o público geral — tampouco se chegarão ao Brasil.