Publicidade

Doge | O cachorro que virou meme e NFT milionário

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Julho de 2023 às 10h00

Link copiado!

kabosumama/Instagram
kabosumama/Instagram

A imagem de um cachorro da raça Shiba Inu é um dos memes mais famosos da internet. Conhecido como Doge, o meme já tem mais de 10 anos de história, inspirou o nome de uma criptomoeda e se tornou um NFT milionário.

Ao longo dos anos, o meme Doge ganhou várias interpretações e atualizações que exploram a expressão do cachorro na foto — que passa a ideia de atento e desconfiado com certa dose de ironia.

Quem é Doge?

Continua após a publicidade

O cachorro da raça Shiba Inu que ficou conhecido como o meme Doge é, na verdade, uma fêmea de nome Kabosu.

Ela foi adotada por uma professora japonesa, chamada Atsuko Sato, que resgatou Kabosu e publicou uma série de fotos com a cachorra no seu blog pessoal em fevereiro de 2010.

Uma das fotos desse ensaio é a imagem de Kabosu olhando para a câmera com desconfiança, que viralizou na internet na forma de meme.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Inicialmente, o meme Doge trazia legendas com os mais variados monólogos internos do animal, com comentários sarcásticos e críticos sobre comportamentos alheios. Nos anos seguintes, o Doge ganhou outras variações na internet, com criações ainda mais irônicas e que combinavam a foto da Kabosu com outros memes famosos.

O post abaixo mostra Kabosu deitada em uma coberta que reproduz o meme Doge com os monólogos internos:

A conta de Kabosu no Instagram tem mais de 450 mil seguidores. Em dezembro de 2022, Atsuko Sato informou que Kabosu foi diagnosticada com colangiohepatite aguda e leucemia linfóide crônica. Desde então, a professora mantém atualizações sobre o quadro de saúde da cachorra nascida em novembro de 2005.

Continua após a publicidade

Qual é a origem do nome Doge?

Apesar de o nome Doge ter se popularizado com o meme da cachorra Kabosu, a expressão surgiu dentro de um show de marionetes chamado “Homestar Runner”, em um episódio de 2005 intitulado “Biz Cas Fri 1”.

Nesse capítulo, o protagonista Homestar tenta distrair o personagem Strong Bad ao chamá-lo de seu “cachorro”, mas soletra a palavra “dog” com um “e” no final.

Continua após a publicidade

A criptomoeda Dogecoin

Em 2013, o meme Doge foi escolhido pelos desenvolvedores Billy Markus e Jackson Palmer para representar a sua criptomoeda, batizada de Dogecoin.

A intenção dos programadores era fazer uma criptomoeda divertida e que alcançasse um público maior do que o Bitcoin. A Dogecoin teve um grande crescimento nos anos seguintes e ganhou força como um sistema de gorjetas na Internet.

Continua após a publicidade

NFT do meme Doge

Já em junho de 2021, as fotos da cachorra Kabosu tiradas no ensaio fotográfico por sua dona, Atsuko Sato, e que deram origem ao meme Doge foram leiloadas como uma série de NFTs.

O leilão do Doge NFT, fechado em ethereum, rendeu cerca de US$ 4 milhões — um dos maiores valores de leilão de NFT de todos os tempos. Após a venda histórica, Atsuko Sato doou uma parte significativa do dinheiro para várias instituições de caridade.

Conheça também o que é NFT e saiba onde e como comprar NFTs na internet.