Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode lançar processador para computadores, aponta rumor

Por| 18 de Janeiro de 2021 às 12h45

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

O lançamento dos computadores equipados com o chip Apple M1 gerou um interesse renovado na arquitetura ARM. E de acordo com um informante, a Samsung deverá oferecer seus processadores Exynos para uso em notebooks e desktops também.

Os chips projetados pela Samsung System LSI atualmente são utilizados em celulares de marcas como Vivo e Motorola, além da própria Samsung Electronics, esta última também em alguns tablets.

Continua após a publicidade

A publicação não oferece maiores detalhes nem ao menos cita a fonte da informação. Mesmo assim, com as avaliações positivas dos novos MacBooks com Apple Silicon, não seria surpresa caso a Samsung tomasse uma decisão parecida.

Rivais diretos da empresa já oferecem seus chips para uso em notebooks, principalmente os que utilizam conectividade celular. Alguns exemplos são o Snapdragon 8cx da Qualcomm, ou os processadores da MediaTek para a linha Chromebook.

Entre os desafios à frente da Samsung caso opte por oferecer a família Exynos para PCs estão firmar parcerias com fabricantes, além de desenvolver drivers — software de controle — para as diferentes funções dos chips.

Continua após a publicidade

Pelo menos este último obstáculo deve ficar mais fácil a partir do próximo chip topo de linha da empresa, que deve integrar um acelerador gráfico Radeon. A fabricante AMD já oferece seu software de controle para os principais sistemas operacionais (incluindo o macOS e o ChromeOS), diminuindo a responsabilidade da Samsung.

O boato surge poucos dias após a Qualcomm anunciar a compra da Nuvia, empresa especializada em chips ARM de alto desempenho. Os fundadores da empresa adquirida trabalharam anteriormente no projeto dos chips próprios da Apple.

Ao que tudo indica, os próximos anos podem apresentar novidades para o público de PCs. Resta saber qual será a reação das líderes Intel e AMD.

Fonte: The Galox