Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Book 4 Edge estreia com Snapdragon X Elite e até 22h de bateria

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Maio de 2024 às 16h59

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Book 4 Edge

Em meio aos anúncios da "nova era de IA" do Windows, a Samsung apresentou nesta segunda-feira (20) a série Galaxy Book 4 Edge, primeiros notebooks da gigante a integrarem a iniciativa "Copilot Plus PC" da Microsoft. Confirmando rumores, o modelo complementa a linha de laptops premium da marca com promessas ambiciosas, alimentadas pelo processador Snapdragon X Elite da Qualcomm. Além de trazer a Galaxy AI aos computadores, as máquinas tem construção e recursos avançados, e promete até 22h de bateria.

O processamento é de longe o destaque do Galaxy Book 4 Edge, equipado com processador Snapdragon X Elite de 12 núcleos. O componente será oferecido em dois modelos, o X1E-80-100 e o X1E-84-100.

As diferenças estão nas frequências máximas de operação, de 4,0 GHz para o 80-100 e de 4,2 GHz para o 84-100, e na potência dos gráficos integrados, que chegam a 3,8 TFLOPs e 4,6 TFLOPs respectivamente. Ambas as plataformas são acompanhadas de 16 GB de RAM LPDDR5X e 512 GB ou 1 TB de armazenamento SSD.

Continua após a publicidade

Preparados para bater de frente com a investida do Apple Silicon nos Macs, os chips prometem alto desempenho e eficiência elevada, permitindo que as fabricantes produzam designs mais ambiciosos.

Esse é o caso do Book 4 Edge, que promete até 22h de bateria e será disponibilizado em dois tamanhos: 14 polegadas, com 1,16 kg e 10,5 mm de espessura, e 16 polegadas, pesando 1,55 kg e apresentando 12,3 mm de espessura. Os números impressionam por irem além do que foi visto com os outros Galaxy Book 4, em especial o Book 4 Pro de 14 polegadas, que apresentava peso de 1,23 kg e espessura de 11,6 mm.

Outro grande trunfo proporcionado pelo Snapdragon X Elite é a integração ao programa Copilot Plus PC. Alimentado pela NPU de 45 TOPS (contra 10 TOPS dos Intel Core Ultra usados no restante da linha Galaxy Book 4), o novo notebook da Samsung tem acesso a recursos como o Recall, que usa IA para gravar e pesquisar com facilidade o que é feito no PC, e o Cocreator, que usa IA generativa para produzir imagens a partir de esboços do usuário.

Fora isso, a Samsung finalmente está trazendo a suíte Galaxy AI aos computadores, embarcando nativamente funções como o Chat Assist, que muda o tom do que foi escrito para estilos como formal e redes sociais, e o Live Translate, que traduz ligações em tempo real.

Ao que parece, através do espelhamento de celulares Galaxy, será ainda possível aproveitar o Circule para Pesquisar do Google de forma limitada, bem como enviar e receber arquivos do celular para o computador e vice versa.

O restante das especificações lembram bastante o Galaxy Book 4 Pro e o Book 4 Ultra, sinalizando que a série Edge pode ser uma opção atraente para quem quer arriscar entrar no mundo do Windows com Snapdragon sem sacrificar a experiência de uso.

Continua após a publicidade

As semelhanças começam pelo display Dynamic AMOLED 2X de 14 e 16 polegadas, com resolução 2,8K de 2880 x 1800 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, sensibilidade ao toque e pico de brilho de 500 nits usando HDR.

O corpo dos aparelhos é de metal, e comporta webcam Full HD e um sistema de quatro speakers com som espacial Dolby Atmos. As conexões incluem Wi-Fi 7, Bluetooth, duas portas USB-C 4.0 (com velocidade de 40 Gbps), HDMI 2.1, conector P2 para fones de ouvido e, para a variante de 16 polegadas, porta USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps) e leitor de cartões MicroSD. Fecham o pacote o teclado retroiluminado e o Windows 11 Home de fábrica.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

Os novos Samsung Galaxy Book 4 Edge chegam a mercados selecionados em 18 de junho. Preços não foram divulgados oficialmente, mas o site da marca nos EUA aponta para valores que partem de US$ 1.349,99 (~R$ 6.900). O Brasil ainda não está confirmado entre os países que receberão os aparelhos nesse primeiro momento.