Publicidade

Microsoft Recall | IA vai encontrar qualquer arquivo seu no Windows

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou uma função chamada Recall, novidade no Windows para a nova geração de computadores equipados com IA. O software é uma versão mais poderosa do Explorador de Arquivos e usa inteligência artificial para localizar documentos ou sessões antigas nos PCs “como se tivesse uma memória fotográfica”, diz a Gigante de Redmond. 

A ferramenta, que vinha sendo chamada de “AI Explorer" em alguns vazamentos, dispensa a necessidade de lembrar o nome de um arquivo ou a pasta na qual está o item armazenado — no lugar disso, você pede para o assistente localizar uma informação específica com linguagem natural, ou seja, como se estivesse conversando com ele. Ao usar o Recall, o Windows exibe uma linha do tempo com as datas nas quais o usuário criou ou acessou aqueles arquivos, além de oferecer uma série de prévias visuais que ajudam na pesquisa. 

O recurso usa tecnologias de reconhecimento de caracteres e decodificação de textos e imagens para localizar os arquivos certos, além de vasculhar entre apps, conteúdos inseridos num documento ou sites visitados. Dessa forma, pesquisar por “fotos da viagem” traz resultados diferentes do que uma busca por “fotos da viagem de natal”, algo mais segmentado. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A empresa informa que o recurso armazena todos os dados de pesquisa localmente no dispositivo, com a opção de deletar algumas das capturas de prévia, limitar o intervalo de tempo usado pela ferramenta ou escolher quais sites e apps serão usados. Além disso, é possível desativá-lo no sistema.

Requisitos de uso para o Recall

O Recall é uma novidade dos PCs Copilot+, uma linha de computadores projetada para explorar ao máximo os recursos de inteligência artificial. Esses aparelhos usam chips que contam com uma Unidade de Processamento Neural (NPU), usada para aprimorar as tarefas com IA.

A Microsoft informa que os computadores compatíveis “conseguem organizar a informação como nós, baseado em relações e associações únicas para cada uma de nossas experiências individuais”. 

Inicialmente, a ferramenta estará disponível apenas com os seguintes requisitos:

  • Processador ARM 64;
  • Chips Snapdragon X Elite ou X Plus;
  • 225 GB de armazenamento livre;
  • 16 GB de memória RAM.
Continua após a publicidade

O Recall será lançado em alemão, chinês, (simplificado), espanhol, francês e inglês. Mais novidades a respeito podem ser reveladas amanhã, durante a conferência Microsoft Build 2024.