Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung anuncia Galaxy Book 2 Pro com chips Intel Alder Lake e GPU Arc

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Fevereiro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Samsung
Samsung

Em evento que abre sua participação na MWC 2022, a Samsung anunciou sua nova linha de ultrabooks premium Galaxy Book 2 Pro, com modelos tradicional e 2 em 1. Conforme indicaram vazamentos recentes, os aparelhos não trazem grandes mudanças visuais, apenas refinando o design visto na geração anterior, mas embarcam upgrades significativos de hardware, especialmente em processamento, e maior foco na segurança.

Galaxy Book 2 Pro traz chips Alder Lake e GPU Arc

Modelo premium em formato tradicional, o Galaxy Book 2 Pro chega em tamanhos de 13,3 polegadas e 15,6 polegadas, ambos munidos pelo elogiado painel Super AMOLED da Samsung. Não há grandes avanços nesse departamento, considerando que o painel mantém a resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels da geração passada, bem como a taxa de atualização de 60 Hz.

Continua após a publicidade

Seguindo a proposta de portabilidade avançada da geração anterior, ambos os modelos estão ainda mais leves e finos — a variante de 13,3 polegadas pesa 870 gramas e apresenta espessura de apenas 11,2 mm, enquanto a versão de 15,6 polegadas pesa no máximo 1,17 kg na variante com gráficos dedicados e possui espessura de até 13,2 mm. Nas cores, a Samsung deixou de lado o azul em favor do grafite, mantendo apenas a opção prata.

As maiores mudanças estão no processamento, que agora é liderado pelos chips Intel Alder Lake de 12ª geração, em modelos Core i5 e Core i7, com arquitetura híbrida. Ainda não se sabe quais versões dos componentes foram utilizadas, mas considerando a proposta das máquinas e vazamentos, é possível que se tratem de CPUs da série Alder Lake-P, com até 14 núcleos e 20 threads. Há também 8 GB, 16 GB ou 32 GB de RAM LPDDR5, e até 1 TB de armazenamento SSD.

O processamento gráfico fica a cargo da GPU integrada Intel Iris Xe, com até 96 Unidades de Execução (EUs), mas há uma grande novidade na variante de 15,6 polegadas: uma opção com gráficos Intel Arc Alchemist, primeiras GPUs dedicadas da empresa cuja estreia está prevista para março. No entanto, não há informações mais detalhes sobre qual modelo de chip gráfico foi implementado, tampouco suas especificações.

Continua após a publicidade

O laptop recebeu a 3ª geração da certificação Intel Evo, anunciada nesta semana, e assim embarca recursos que atendem a requisitos como conectividade 5G e Wi-Fi 6E (Gig+), retorno do modo de hibernação em menos de 1 segundo, autonomia de até 21 horas, webcam Full HD com otimizações de IA, supressão de ruído avançado para videochamadas, carregamento rápido que recupera ao menos 4 horas de uso após 30 minutos na tomada, portas Thunderbolt 4 e mais.

A Samsung deu ainda grande atenção à segurança dos usuários, implementando "quatro camadas de proteção", que atendem aos requerimentos dos secured-core PCs da Microsoft. Além de leitor de digitais embutido no botão de energia, o Galaxy Book 2 Pro integra proteções de software no Windows 11 para barrar ataques, monitora ameaças ao nível de firmware e possui hardware dedicado para proteção dos dados.

Completando o conjunto, a novidade traz Bluetooth 5.1, som estéreo com Dolby Atmos otimizado pela AKG, teclado retroiluminado, uma porta Thunderbolt 4, duas portas USB-C 3.2, leitor de cartões Micro SD, bateria de 63 Wh e conector P2 para fones de ouvido e microfone. A variante de 15,6 polegadas oferece ainda teclado expandido com região numérica, porta HDMI, bandeja de nano SIM para 5G e bateria de 68 Wh, e substitui uma das portas USB-C por uma USB-A 3.2.

Continua após a publicidade

Galaxy Book 2 Pro 360 traz formato 2 em 1 com S Pen

Com uma proposta de maior portabilidade, o Galaxy Book 2 Pro 360 embarca a maioria dos recursos do irmão Galaxy Book 2 Pro, tendo como maior diferencial o formato 2 em 1. O painel Super AMOLED também é disponibilizado por aqui em versões de 13,3 e 15,6 polegadas, mas munido de sensibilidade ao toque, o que também deixa o aparelho cerca de 300 gramas mais pesado. Outra novidade é a opção de cor vinho, vinda diretamente do Galaxy S22 Ultra.

Um dos diferenciais do ecossistema da Samsung, que também estava presente na primeira geração dos notebooks, é a S Pen inclusa na caixa. A empresa não promete a mesma latência baixíssima vista no Galaxy S22 Ultra, de apenas 2,8 ms, mas garante que o acessório é perfeito para artistas e outros usuários que gostam de fazer anotações.

Continua após a publicidade

O processamento é idêntico ao modelo tradicional, incluindo chips Intel Core i5 e i7 de 12ª geração, até 32 GB de RAM LPDDR5 e até 1 TB de armazenamento SSD, mas sem opção de GPU Intel Arc. A certificação Intel Evo é outro aspecto mantido, garantindo assim Wi-Fi 6E (Gig+), o retorno da hibernação em menos de 1 segundo, webcam Full HD, supressão de ruído avançada, carregamento rápido e porta Thunderbolt 4.

O Galaxy Book 2 Pro 360 mantém o foco na segurança, com leitor de digitais, Windows 11 e quatro camadas de proteção, além do teclado retroiluminado, som estéreo da AKG com Dolby Atmos e das baterias de 63 Wh e 68 Wh, mas apresenta alguns ajustes nas conexões que refletem a proposta híbrida do laptop. Estão embarcados Bluetooth 5.1, uma porta Thunderbolt 4, duas portas USB-C 3.2, leitor de cartões MicroSD e conector P2 para fones de ouvido e microfone.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

Ambos os modelos tiveram um aumento de 50 dólares no preço sugerido em relação à geração passada. A pré-venda começa no dia 18 de março no mercado internacional, e as entregas começam no dia 1º de abril.

O Galaxy Book 2 Pro parte de 1.049,99 dólares (cerca de R$ 5.420 em conversão direta), enquanto o Galaxy Book 2 Pro tem preço sugerindo a partir de 1.249,99 dólares (~R$ 6.452).