Publicidade

Dell Inspiron 14 Plus com chip Snapdragon X Elite vaza em imagens

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Maio de 2024 às 21h00

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Dell)
(Imagem: Reprodução/Dell)
Tudo sobre Dell

Uma das novidades que devem reforçar a próxima aposta da Qualcomm no mundo dos PCs com Windows, a nova geração do Dell Inspiron 14 Plus, equipada com chip Snapdragon X Elite, foi vazada mostrando o visual renovado que a Dell adotará para a "era dos AI PCs". Mais fino e com construção premium, a máquina apareceu acompanhada de uma versão atualizada do XPS 13 Plus, até então tido como substituido pelo XPS 13 tradicional.

O material foi obtido pelo portal Windows Report, que tem vazado com precisão aparelhos do mundo Windows e até smartphones, e mostra que a Dell vai estar entre as fabricantes que adotarão o Snapdragon X Elite — um feito de peso para a Qualcomm, que viu o primeiro laptop da marca com Snapdragon, curiosamente um membro da linha Inspiron 14, estrear no ano passado.

A aparência do novo Inspiron 14 Plus (que parece atender pelo número de modelo 7441) segue a linha do antecessor, mas adota refinamentos que o tornam mais premium, começando pela redução notável na espessura.

Continua após a publicidade

O corpo é feito em metal, e ainda há aberturas na base para passagem de ar, o que indica que o X Elite usado por aqui deve ser configurado em potências mais altas, priorizando o desempenho e exigindo refrigeração ativa com ventoinhas.

O teclado básico retorna, mas agora temos sistema de som com um speaker em cada lateral, o que deve garantir uma experiência de áudio superior ao antigo posicionamento na tampa inferior. Outro aspecto bem-vindo presente nas imagens é uma ilha de sensores junto à webcam, indicando que o aparelho terá reconhecimento facial 3D com infravermelho, dando assim suporte ao login com Windows Hello.

Mais alguns pontos de destaque incluem as conexões, com duas portas USB-C, uma USB-A e leitor de cartões MicroSD, a presença da tecla de atalho para o Windows Copilot, e a capacidade mínima de 16 GB de RAM. Além disso, conforme sugere o Windows Report, o Inspiron 14 Plus com Snapdragon X Elite sairá de fábrica com o aguardado update 24H2 do Windows, esperado para ser disponibilizado de forma ampla próximo ao fim do ano.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

XPS 13 Plus deve ganhar versão 2024

O vazamento também indica que há mais um notebook premium na linha de produção da Dell — uma nova versão do XPS 13 Plus, com número de modelo 9345. Sua existência chama atenção por indicar que a série "Plus" não foi substituida pelo XPS 13 tradicional, conforme especulou-se após os mais avançados XPS 14 e XPS 16 adotarem o visual renovado do "irmão" menor.

Dito isso, as imagens e o número de modelo sinalizam que este seria apenas uma atualização do XPS 13, equipado com os recentes processadores Intel Core Ultra, cuja identificação é 9340.

O Windows Report revela não ter certeza se a novidade também adotaria o Snapdragon X Elite, mas fontes do site VideoCardz apontam que o aparelho será realmente equipado com a plataforma, o que caracterizaria uma grande vitória para a Qualcomm quando consideramos que a família XPS costumava ser uma "fortaleza" para a Intel, e reforça a animação das fabricantes com o Snapdragon estreante.

Continua após a publicidade

Acredita-se que outras especificações serão mantidas, incluindo as conexões limitadas a duas portas USB-C, sendo a única novidade a adição da tecla Copilot, um dos elementos essenciais para o que a Microsoft e empresas parceiras têm chamado de "AI PCs".

Apesar de não terem informações concretas sobre datas de lançamento dos laptops, ambas as publicações acreditam que os aparelhos da Dell chegam às lojas no final do verão norte-americano (inverno brasileiro), entre agosto e setembro. Dito isso, como a Microsoft e a ASUS apresentarão "a nova era dos AI PCs", possivelmente munidos do X Elite, no próximo dia 20, é provável que a Dell e outras fabricantes tragam novidades nesse período.

Fonte: Windows Report, via VideoCardz