Nucoin | Entenda para que serve a moeda digital própria do Nubank
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
O Nubank anunciou, nesta quarta-feira (19), o lançamento da sua moeda digital própria: Nucoin. Segundo a fintech, o objetivo é democratizar as novas tecnologias, como a blockchain e a web3, oferecendo mais do que a função para comprar e vender criptomoedas no aplicativo.
- O que é o real digital?
- "Modo Rua": Nubank lança função que limita app fora de casa para evitar fraudes
Ainda em fase de desenvolvimento, o Nucoin terá grande participação dos clientes. A empresa aponta que cerca de 2 mil membros do canal de diálogo entre clientes e o Nubank, participarão de uma comunidade fechada e exclusiva para pensar nas dinâmicas por trás do projeto. O banco digital ainda anunciou que, a partir de 2023, todos os clientes receberão os ativos sem custos.
Conforme o comunicado da empresa, a moeda digital será a base para a criação de um programa de recompensas, de maneira que os clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens. Além disso, a empresa possui a intenção de que as moedas possam ser comercializadas no mercado de criptomoedas.
O Nucoin é uma criptomoeda?
Considerando que criptoativos e tokens são similares, por representar itens do mundo real no meio digital, como mercadorias, contratos ou benefícios, o Nucoin é considerado um token — visto que ele dá direito a vantagens aos clientes que possuírem o ativo na carteira.
No entanto, ele também pode ser chamado de criptomoeda, pois cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumido e não tem data de validade, de maneira que eles só são trocados por meio de transações. Além disso, o ativo usa a tecnologia blockchain, em parceria com a Polygon, com o objetivo de obter suporte técnico para desenvolver e expandir o projeto.
Como posso participar da comunidade Nucoin?
A seleção dos convidados para a NuCommunity acontecerá entre os meses de outubro e novembro, já tendo iniciado a escolha entre os membros mais engajados do canal de diálogo entre os clientes e a fintech.
Os convidados participarão ativamente da co-criação do Nucoin. Segundo a empresa, a ideia é que esses debates e feedbacks ocorram a exemplo do que acontece na web 3.0, visando explorar a descentralização da criação da moeda digital do Nubank.
Fonte: Nubank