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B2B or not 2B | Resumo semanal do mundo da tecnologia corporativa (21/08/2020)

Por| 21 de Agosto de 2020 às 18h17

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Canaltech
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Ofertas automatizadas

A TOTVS anunciou nesta segunda-feira (17) a criação de uma parceria com o Mercado Livre, que permitirá aos varejistas disponibilizar de forma automatizada suas ofertas no marketplace, reforçando a estratégia de omnichannel da plataforma.

Com a parceria, clientes da solução TOTVS Omni by Moddo terão a possibilidade de oferecer seus estoques e comercializar seus produtos de forma mais simples, integrando dados entre as plataformas, com maior controle da entrda e saída de mercadorias e número de vendas. Além disso, os processos de cadastros entre os sistemas passam a ser totalmente integrados e automatizados. Assim, lojas físicas começam a atuar como centros de distribuição dentro da plataforma do Mercado Livre, podendo reduzir custos - como taxas de entrega - e envio de produtos de forma mais rápida aos clientes.

O TOTVS Omni by Moddo não é uma exclusividade para clientes de sistemas da TOTVS. Ele pode ser contratado separadamente por qualquer varejista interessado na ferramenta e integrado-o ao seu sistema de preferência.

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Queda acentuada

Pesquisa realizada pela consultoria IDC indica que uma eventual reação do mercado de PCs no Brasil não se confirmou, mesmo com a quarentena forçada pela crise do coronavírus, quando o home office e as aulas online se consolidaram. Isso porque o estudo registrou uma queda de 12,6% nas vendas de computadores no segundo trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa, que leva o nome de Brazil PCs Tracker 2Q2020, computou vendas de 1,265 milhão de máquinas entre abril, maio e junho de 2020, 183 mil a menos do que no 2º trimestre de 2019 e 205 mil menos do que no 1º trimestre deste ano. O maior impacto foi causado pelo mercado corporativo, para quem foram endereçadas 359.538 máquinas, sendo 137.892 desktops e 221.646 notebooks.

No entanto, a pesquisa do IDC aponta que desempenho do varejo foi melhor. Lojas físicas, e-commerce e supermercados, que por se manterem abertos durante toda a quarentena, surpreenderam como pontos de venda de computadores. Nesses pontos foram comercializados 906.423 máquinas, sendo 111.072 desktops e 795.351 notebooks.

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O céu é o limite

Mesmo depois de se tornar a primeira empresa listada nos EUA a atingir um valor de mercado de US$ 2 trilhões, a Apple pode crescer ainda mais nos próximos meses - mais precisamente 27%, de acordo com a previsão de Daniel Ives, analista da consultoria de mercado Webush.

De acordo com Ives, mesmo contra um pano de fundo conturbado, devido ao COVID-19, "a Apple tem uma oportunidade de crescimento para os próximos 12 a 18 meses. Isso porque estimamos que cerca de 350 milhões dos 950 milhões de iPhones ativos em todo o mundo estão na janela de oportunidade para atualização do aparelho". Além disso, o lançamento do iPhone 12 5G também será um dos ciclos de produtos mais significativos para a Apple nos últimos anos, afirma o analista.

Outro ponto que pode contribuir com a previsão de de Ives está no negócio de serviços da Apple, principalmente a App Store. O especialista avalia que esta divisão deve faturar US$ 700 e US$ 750 bilhões em 2020, gerando ainda US$ 60 bilhões extras de receita anual em 2021. Ives também vê alta na venda dos wearables e estima que 90 milhões de AirPods sejam comercializados em 2020, contra 65 milhões em 2019.

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Que comece a guerra

O governo chinês afirmou nesta quinta-feira (20) que tomará "todas as medidas necessárias" para proteger os interesses legítimos de suas empresas. A afirmação foi feira pelo Ministério do Comércio do país, em resposta à ação dos EUA que, nesta semana, aumentou as restrições a Huawei no mercado de chips.

Na última segunda-feira (17), o governo de Donald Trump apertou ainda mais as medidas restritivas, anunciadas em maio, e que visa impedir a Huawei de obter semicondutores sem uma licença especial. Além disso, o Departamento Comércio norte-americano acrescentou 38 afiliadas da Huawei em 21 países à lista suja econômica do governo dos EUA, em respostas as supostas tentativas da Huawei de obter os chips disponíveis comercialmente. Com isso, já são 152 afiliadas desde que a gigante chinesa foi adicionada pela primeira vez em maio de 2019.

Entenda as últimas medidas restritivas aqui.

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Ajuda financeira

Na semana passada, o Facebook anunciou o programa Global Grants que dará para 1,2 mil pequenas e médias empresas do Brasil R$ 14 milhões. A iniciativa faz parte de um trabalho da rede social que iniciou com a pandemia do COVID-19 e que atua em duas frentes: manter as pessoas seguras e informadas, e estruturar as empresas com as ferramentas e recursos necessários para se manterem conectadas e em funcionamento.

Inicialmente, os interessados pelo subsídio teriam um prazo menor para inscrição, mas a plataforma resolveu adiar a data e agora as PMEs têm até 31 de agosto para se cadastrar. Para se qualificar para as doações, as empresas devem atender a alguns critérios, tais como: estar no mercado há pelo menos um ano, empregar de 2 e até 50 pessoas e ter um endereço comercial nas áreas metropolitanas de São Paulo ou Brasília.

Os requisitos completos de elegibilidade podem ser encontrados no site do programa.

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Bônus: Conheça o robô que analise performace de PMEs

Startup voltada ao segmento de digital retail e marketing digital, a NerdMonster desenvolveu o nerd.bot, um bot que dispões de inteligência artificial (IA) para analisar a performance de pequenas e médias empresas (PMEs) no ambiente digital. A ferramenta é gratuita e faz parte do Movimento de Inclusão Digital do Varejo Nacional - SeuNegocioNoMapa.com - idealizado pela companhia.

Por meio de um chat no site do Movimento, o robô conversa com o varejista, sem nenhuma linguagem complicada ou técnica, coletando as principais informações do estabelecimento para realizar uma análise e apresentar um relatório completo. O objetivo da conversa com o robô é promover de forma rápida e didática uma interação com o varejista, ajudando-o a ter conhecimento sobre a situação da presença e reputação online do seu negócio no universo digital.

Ao final do diagnóstico, o robô oferece algumas orientações sobre como as PMEs podem melhorar a sua presença digital. Com a pandemia e o fechamento total do comércio físico há alguns meses, os pequenos varejistas, que ainda não usavam a internet como um canal para divulgar seus produtos e serviços, precisaram se modernizar rapidamente. Saiba mais aqui.