Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô com IA faz check-up sobre a presença digital de pequenas e médias empresas

Por| 20 de Agosto de 2020 às 15h15

Link copiado!

Robô com IA faz check-up sobre a presença digital de pequenas e médias empresas
Robô com IA faz check-up sobre a presença digital de pequenas e médias empresas

Startup voltada ao segmento de digital retail e marketing digital, a NerdMonster desenvolveu o nerd.bot, um bot que dispões de inteligência artificial (IA) para analisar a performance de pequenas e médias empresas (PMEs) no ambiente digital. A ferramenta é gratuita e faz parte do Movimento de Inclusão Digital do Varejo Nacional - SeuNegocioNoMapa.com - idealizado pela companhia.

Por meio de um chat no site do Movimento, o robô conversa com o varejista, sem nenhuma linguagem complicada ou técnica, coletando as principais informações do estabelecimento para realizar uma análise e apresentar um relatório completo. O objetivo da conversa com o robô é promover de forma rápida e didática uma interação com o varejista, ajudando-o a ter conhecimento sobre a situação da presença e reputação online do seu negócio no universo digital.

Ao final do diagnóstico, o robô oferece algumas orientações sobre como as PMEs podem melhorar a sua presença digital. Com a pandemia e o fechamento total do comércio físico há alguns meses, os pequenos varejistas, que ainda não usavam a internet como um canal para divulgar seus produtos e serviços, precisaram se modernizar rapidamente.

Continua após a publicidade

De acordo com levantamento realizado pela NerdMonster, nas últimas oito semanas houve um aumento de seis mil novas PMEs na procura pelas ferramentas gratuitas oferecidas pelo Movimento de Inclusão Digital do Varejo Nacional. O objetivo destas empresas é apostar nos canais digitais para tentar sobreviver à crise. "De acordo com pesquisas recentes, até março deste ano, menos da metade (35%) dos pequenos negócios usavam a internet para divulgar seus produtos e serviços", comenta Marcos Lavorato, diretor de operações da NerdMonster Digital Retail. "Porém, cerca de três meses depois - período do isolamento social - esse número subiu para 70%. Isso só comprova que, diante do fechamento total do comércio, as empresas foram obrigadas a utilizar a internet como o principal canal de contato com seus consumidores".


Como utilizar o bot

Para fazer um check-up online gratuito do estabelecimento, basta acessar o site "seunegocionomapa.com" e seguir as orientações do robô, passando informações básicas como nome, endereço da empresa e o CEP. A partir disso, o nerd.bot fará uma busca nos canais digitais em que o negócio está cadastrado, analisando, também, as avaliações e informações da empresa em cada um deles.

Continua após a publicidade

Ao final, o robô apresenta informações sobre a situação da presença digital do estabelecimento e oferece algumas orientações de como o varejista pode ampliar o seu alcance online. O nerd.bot também mostra como está a reputação digital do negócio, explicando, ainda, a importância de responder às avaliações feitas pelos consumidores, para garantir uma imagem mais positiva. "Essa é uma experiência bastante assertiva para quem participa, tendo em vista que, em poucos minutos, é possível obter um panorama geral sobre a presença digital do seu estabelecimento no ambiente online", comenta Lavorato.


Plataforma mais abrangente

Para aqueles varejistas que querem dar um passo à frente e ampliar a sua presença online, existe ainda uma plataforma de multipresença digital e marketing local, que leva o nome de BM - Business Monster. Desenvolvido pela NerdMonster, a startup afirma que a solução torna os estabelecimentos facilmente localizáveis nos principais canais digitais e os inclui até em assistentes de voz. "A plataforma alimenta também assistentes por voz como a Alexa, Google Assistente, entre outros, o que ajuda a aumentar as possibilidades dos estabelecimentos comerciais serem encontrados pelos seus potenciais clientes", finaliza Lavorato.

Continua após a publicidade

No entanto, por oferecer um número maior de recursos, a plataforma é paga.

O que é o movimento SeuNegocioNoMapa.com?

O Movimento de Inclusão Digital do Varejo Nacional, SeuNegocioNoMapa.com, tem o propósito de auxiliar as micro, pequenas e médias empresas no processo de inclusão digital. Ao participar do movimento, o varejista pode criar fichas no Google Meu Negócio sem burocracia e realizar, ainda, um check-up gratuito online por meio de uma conversa com o robô nerd.bot, que faz um diagnóstico sobre a presença digital da empresa.

Além disso, é possível também a criação de sites locais com domínios gratuitamente para os pequenos negócios que não têm página na internet. As ferramentas gratuitas do SeuNegocioNoMapa.com já ajudaram mais de 22 mil pequenos negócios desde o seu lançamento, há um ano e meio, sendo 6 mil somente nas últimas semanas, por conta da pandemia da Covid-19.

Continua após a publicidade

Atualmente, a iniciativa conta com a participação e o apoio de organizações e empresas importantes como Coca-Cola, Sebrae Nacional, Google Brasil, Alelo, Abrasel, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) entre outros.