Siga o @canaltech no instagram

Donald Trump

Donald John Trump, Presidente dos Estados Unidas
  • Nascimento

    14 de Junho de 1946 em New York, New York, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 3.1 bilhões (2019)

Donald John Trump, nascido 14 de junho de 1946 na cidade de New York (New York, Estados Unidos) é um empresário americano, filho de Mary Anne MacLeod Trump e Frederick Christ Trump. Casou-se três vezes (Ivana Trump (1977-92), Marla Maples (1993-99) e Melania Trump (2005, atual) e teve cinco filhos: Donald Trump, Jr., Ivanka Trump, Eric Trump, Tiffany Trump, Barron Trump.

Em 1968 graduou-se em economia pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia e em 1971 recebeu o controle da empresa de construção e imóveis, renomeando-a de Elizabeth Trump & Son para The Trump Organization. Desde então multiplicou sua fortuna com a construção de hotéis, cassinos, torres empresariais, entre outros empreendimentos, alcançando a fortuna de US$ 4,6 bilhões em 2016.

Trump foi dono do concurso de beleza Miss USA entre 1996 e 2015 e co-produziu o programa The Apprentice entre 2004 e 2015 pela NBC, um reality show empresarial. Teve diversas aparições em séries e filmes, entre eles The Fresh Prince Of Bel-air, Home Alone 2: Lost in New York e Sex and the City, a grande maioria das vezes representando ele mesmo.

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos em 2016 pelo Partido Republicano, vencendo a candidata do Partido Democrata Hillary Clinton e se tornando o 46º presidente americano. Não foi sua estreia na vida pública, já que em 2000 tentou obter a nomeação presidencial pelo Partido Reformista, retirando-se antes do início da votação e voltando em 2015 com o anúncio de sua candidatura pelo Partido Republicano.

Os principais pontos de sua campanha incluíam o cancelamento da participação dos Estados Unidos no Acordo de Paris, focado no aquecimento global, fortalecimento e endurecimento das leis de imigração, renegociação dos acordos com a China e revisão de acordos comerciais mais específicos, como o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) e a Parceria Transpacífico (Estados Unidos e União Européia).