Google vai falar sobre a importância do design nos produtos em evento em junho

Por Redação | 16 de Abril de 2014 às 17h35
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Quando o assunto é design, um dos primeiros nomes que deve vir à sua mente é a Apple e seu famoso "guru", Jonathan "Jony" Ive. Ele é o responsável por ajudar na criação de quase todos os produtos da Maçã, incluindo o iPod, iPhone, Macs e outros gadgets bastante conhecidos não só pelo hardware, mas também pelo aspecto visual inovador e criativo, marcas registradas da companhia.

Em contrapartida, empresas como o Google preferem se focar no software e ferramentas multimídia, sem pensar em algo muito confortável e bonito aos olhos dos usuários. Mas isso está prestes a mudar: daqui em diante, a gigante das buscas promete prestar atenção nos mínimos detalhes e apresentar novidades bem mais sofisticadas e modernas. E isso tudo vai começar em junho durante a Google I/O, conferência para desenvolvedores, engenheiros e profissionais da tecnologia.

De acordo com Nadya Direkova, da divisão de design dos laboratórios Google X, o evento agendado para daqui a cerca de dois meses será voltado principalmente para o mercado do design, incluindo sessões de workshops para interessados ou quem já trabalha na área. Segundo a executiva, os princípios da empresa nos últimos 15 anos não mudaram, e toda a equipe ainda preza pela simplicidade – basta olhar para a página de pesquisa do Google, toda branca. No entanto, a entidade compreende que mudanças são necessárias e que hoje "existe design em tudo o que fazemos".

Para mostrar o comprometimento do Google com a parte estética de seus novos produtos, a companhia lançou alguns vídeos com depoimentos de quem entende do assunto. "O Google é muito conhecido pelo forte conhecimento em ciências da computação, algoritmos e todas as coisas que fazemos para resolver problemas em larga escala. [Mas] Não acho que temos dado a devida atenção para o outro lado [o do design]" disse Jon Wiley, designer-chefe do Google Search. "Estamos concentrados em tornar as experiências mais simples e úteis – mas também bonitas."

Wiley afirma que as filosofias da empresa em tornar as coisas mais simples e úteis sempre deram certo, mas admite que a parte estética dos serviços da corporação ainda é algo bastante novo para todos os funcionários. O designer acredita que as expectativas dos consumidores em relação a novos produtos aumentaram devido à chegada do touchscreen nos dispositivos móveis – no caso, com a chegada do primeiro iPhone, mas Wiley não cita o aparelho. Para ele, os usuários querem experiências mais práticas e naturais.

Outro vídeo divulgado pela empresa conta com a participação da designer Isabelle Olsson, que trabalha no Google Glass. Ela exibe os vários protótipos dos óculos de realidade aumentada que foram desenvolvidos, até chegar ao protótipo que conhecemos hoje. Uma das primeiras versões, por exemplo, pesava 165 gramas, contra os 65 do Glass atual. "Nos focamos em resolver problemas e sempre simplificar para no fim chegar a algum lugar. Mas acredito que o mais importante é não se sentir sobrecarregado, porque criar algo novo é realmente muito difícil", disse.

Sian Towseend e Jonah Jones, da divisão do Google Maps, também comentam sobre o design do serviço de mapas da companhia, e como elaborar interfaces simples facilitam as buscas do usuário na plataforma. Assista:

A Google I/O será realizado nos dias 25 e 26 de junho, no Moscone Center, em San Francisco, nos Estados Unidos. Além de novidades para desenvolvedores, engenheiros e profissionais da área de design, o evento trará anúncios relacionados a novos produtos e serviços do Google, incluindo o Android, o Project Ara, projeto de smartphones modulares, e o Android Wear, sistema operacional para dispositivos vestíveis.

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