Bill Gates pode voltar a desenvolver novos produtos na Microsoft

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2014 às 16h54
photo_camera Divulgação

Já faz um bom tempo que Bill Gates não se envolve na criação de novos produtos dentro da Microsoft. O executivo chegou a apoiar alguns projetos fora da companhia e financiou ideias que vão desde a cura para a Malária até a criação da camisinha do futuro, mas em nenhum deles Gates se envolveu diretamente. Mas de acordo com um novo rumor isso deve mudar.

Reportagens da Bloomberg e do Wall Street Journal indicam que o cofundador da gigante de Redmond poderá assumir um cargo de desenvolvimento de novos produtos. Desde 2008, Gates se tornou menos participativo na produção de novidades e se limitou apenas ao corpo de conselho da empresa, já que, desde então, o foco do empresário se voltou para o trabalho filantrópico de sua fundação.

Agora, as publicações afirmam que Gates teria um papel mais ativo na companhia logo após o anúncio do novo CEO. Apesar de não ter sido revelado pela Microsoft, a imprensa internacional dá como certa a escolha do indiano Satya Nadella ao cargo. E Bill Gates é apontado como um de seus futuros parceiros porque o próprio bilionário foi o principal apoiador da candidatura de Nadella ao posto de presidente da organização.

A notícia de Gates assumindo tal cargo na Microsoft pode trazer bons frutos para empresa. Foi ele que originalmente concebeu a ideia de criar os primeiros dispositivos inteligentes do mercado, como tablets e smartphones, bem antes da Apple e seus iPhones e iPads. Não está claro que tipo de gadgets Bill Gates poderia criar, mas segundo a Bloomberg, Nadella empregaria sua experiência no setor corporativo, enquanto Gates trabalharia no desenvolvimento de novos produtos.

Nascido em Hyderabad, na Índia, Nadella é formado em engenharia elétrica na Universidade Mangalore e possui mestrados em ciência da computação, na Universidade de Wisconsin, e em administração de empresas, na Universidade de Chicago. O executivo entrou para a Microsoft em 1992, onde ocupou cargos na divisão de servidores e nas vice-presidências de pesquisa e desenvolvimento na divisões de serviços online e negócios.

Atualmente, Nadella é vice-presidente das áreas de nuvem e corporativa da Microsoft, responsável por chefiar os serviços de cloud e ferramentas de desenvolvimento da empresa, incluindo Windows Azure, Windows Server, SQL Server, Visual Studio e System Center. Todos esses programas estão reunidos na plataforma de backend da Microsoft, o Cloud OS, e é nela que também fica concentrada a infra-estrutura do Bing, SkyDrive, Xbox Live e Skype. Resumindo: Nadella chefia o grupo de especialistas que garantem o funcionamento de alguns dos produtos mais importantes da Microsoft.

Enquanto o anúncio oficial não vem, a procura pelo novo CEO da Microsoft tem se arrastado por quase seis meses. A demora na escolha causou diversos impactos na companhia, incluindo uma reestruturação completa do seu modelo de negócios para se adequar às principais tendências do mercado, que agora está muito mais nos dispositivos móveis do que em desktops ou produtos de mesa.

Além de Satya Nadella, jám foram cogitados para ocupar o cargo de presidente Alan Mulally da Ford, Steven Molenkopf da Qualcomm e Hans Vestberg da Ericsson. Os outros dois nomes de dentro da companhia, Tony Bates e Stephen Elop (ex-CEO da Nokia) não foram descartados oficialmente, mas também não têm recebido mais notícias sobre a possível escolha.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.