Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como preservar a floresta amazônica?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Novembro de 2022 às 19h00

Link copiado!

NASA
NASA

A Amazônia sempre está em pauta quando o assunto é o meio ambiente — afinal, a floresta amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Sua importância para o meio ambiente é inestimável graças a sua gigantesca diversidade de espécies e suas funções ecológicas. E preservar a floresta amazônica é essencial não só para o Brasil, mas para todo o planeta.

Qual é a importância da floresta amazônica?

A floresta amazônica abriga um número enorme de espécies animais e vegetais, incluindo uma grande quantidade de espécies endêmicas — aquelas que não existem em outros lugares do mundo.

Continua após a publicidade

A Amazônia também tem um papel importante em todo o ciclo hidrológico na América do Sul, pois a evapotranspiração das árvores contribui com a chuva que é carregada pelos ventos para outras partes do continente.

Outra grande contribuição da floresta é o armazenamento de carbono através de suas árvores. Em um momento em que as mudanças climáticas estão se agravando, este ponto tem uma grande importância para a manutenção da temperatura do planeta.

O cenário atual, porém, não é tão favorável para este ecossistema. As atividades humanas — principalmente o garimpo e o desmatamento ilegal — têm destruído enormes áreas da floresta.

Continua após a publicidade

O ponto positivo é que, se estas atividades forem freadas, a floresta pode se recuperar. Veja abaixo algumas ações que você pode tomar para ajudar neste processo.

Saiba como preservar a floresta amazônica

Não é preciso estar na floresta amazônica para ajudar a preservá-la. Atitudes de qualquer pessoa podem auxiliar na luta pela preservação desse ambiente, do norte ao sul do país.

Entre as atitudes que ajudam a preservar a Amazônia, destacamos as seguintes:

Continua após a publicidade
  • Pratique um consumo consciente: procure saber a fonte da madeira dos produtos que você compra. Dê preferência para móveis, papéis e outros produtos cuja matéria-prima sejam de reflorestamento ou de empresas que garantam que a origem não seja de desmatamento ilegal.
  • Reduza o consumo de carne: a maioria da área desmatada na Amazônia tem como objetivo a conversão em uso para a pecuária. Diminuir o consumo de carne é diminuir a demanda por este recurso e aliviar a pressão sobre a floresta. Algumas empresas também certificam que a carne que vendem não foi produzida em área de desmatamento ilegal. Dê preferência a estas marcas.
  • Apoie a luta de povos tradicionais: povos e comunidades tradicionais como as populações indígena, ribeirinhas ou quilombolas dependem e convivem com a floresta há muito tempo. Seu conhecimento sobre este ambiente e suas ações para protegê-lo devem ser valorizados.
  • Contribua com uma ONG: diversas organizações não-governamentais atuam pela proteção da Amazônia. Pesquise sobre elas e considere fazer doações para auxiliar as atividades destes grupos. Existem aquelas que atuam na proteção de espécies ameaçadas, as que trabalham junto aos povos tradicionais já citados e outras que atuam com pesquisa ou desenvolvimento de práticas sustentáveis.
  • Cuidado com fake news: com a Amazônia no centro do debate ambiental, muitas informações falsas podem ser compartilhadas a respeito dela. Verifique a fonte das notícias antes de compartilhá-las. A desinformação também é um desserviço para a floresta.