Eleições 2022 | Quase 80% dos brasileiros receberam fake news em redes sociais
Por Kaique Lima • Editado por Claudio Yuge | •
Um estudo da empresa de cibersegurança Avast mostrou que 79% dos brasileiros tiveram contato com alguma notícia falsa sobre as eleições pelas redes sociais. A maior parte dos eleitores, 57%, não acredita ou não tem certeza se essas plataformas são fontes confiáveis de informações. Outros 86% acreditam que as redes sociais devem ser responsáveis por remover notícias falsas.
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21% dos entrevistados disseram que já se depararam com notícias falsas nas redes sociais, mas nunca tiveram o interesse em denunciá-las. Em relação a notícias compartilhadas nas redes sociais, 36% disseram que sempre verificam fatos específicos em diferentes fontes. Outros 30% disseram que fazem essas verificações com frequência, enquanto outros 23% dizem que fazem isso às vezes.
Pouca gente diz que não verifica notícias sobre as eleições nas redes sociais
Apenas 7% disseram que raramente verificam o que vêem na internet em outras fontes informações que viram nas redes sociais, enquanto apenas 3% assumiram que nunca o fazem. Porém, essas informações contradizem a realidade, já que se a checagem de fatos fosse algo tão enraizado assim, o compartilhamento de notícias falsas não seria um problema tão sério.
“Um alto nível de conscientização sobre fake news é essencial na sociedade para combatê-las, pois quem começa a consumir sites de notícias com informações falsas pode entrar cada vez mais em um turbilhão de fake news”, diz o Diretor Regional para a América Latina da Avast, Javier Rincón. “37% dos brasileiros concordam que as notícias e os comentários nas mídias sociais podem influenciar a decisão do voto”.
Brasileiros confiam em no rádio e na família para saberem sobre as eleições
A pesquisa também apontou quais são as fontes usadas pelos brasileiros para obterem informações, além de quais são consideradas mais ou menos confiáveis. A conclusão foi de que esses locais não são os mesmos usados pelos eleitores para obter notícias sobre as eleições. O contato com a família foi eleito como a fonte de informações mais confiável sobre o pleito. Embora seja usado por somente 36% das pessoas, 74% consideram que esse é o melhor lugar para se informar.
A fonte mais usada pelos eleitores brasileiros para obter informações sobre as eleições é a TV, que é utilizada por 74% dos eleitores. No entanto, apenas 72% acreditam que é um meio confiável para se informar sobre política. O rádio, por sua vez, é usado por apenas 34%, mas conta com a confiança de 70%. As redes sociais, no entanto, são usadas por 56%, mas são confiáveis para apenas 43%.