Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como preservar o meio ambiente? Veja dicas para ajudar o planeta

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2022 às 21h40

Link copiado!

Imagem: Noah Buscher/Unsplash
Imagem: Noah Buscher/Unsplash

Reduzir as mudanças climáticas e seus impactos pode parecer um grande desafio e que exige mudanças drásticas na sociedade. Porém, pequenas atitudes já podem gerar uma contribuição valiosa para preservar a natureza e os recursos naturais.

Em um mundo com mais de sete bilhões de pessoas, o resultado de ações individuais pode não parecer significativo, mas a mesma ação tomada por um grande número de indivíduos pode chegar a grandes proporções.

Continua após a publicidade

Como preservar a natureza?

Levantamos algumas dicas que você pode incorporar em seu dia a dia para ajudar a preservar o planeta. É claro que pessoas de diferentes realidades podem contribuir de formas distintas e, mesmo que você não aplique todas elas a todo momento, qualquer contribuição vale. Além disso, tomar estas atitudes também pode influenciar as pessoas ao seu redor a agir da mesma maneira.

Olhando por outro lado, muitas destas dicas também refletem positivamente no nosso bolso: além de ajudar o planeta, elas também ajudam a economizar um pouco do dinheiro gasto nas contas.

Economizar água e energia

Continua após a publicidade

A água é um recurso precioso e que pode faltar cada vez mais, por conta das mudanças climáticas. Reduzir seu desperdício é, portanto, fundamental.

Algumas iniciativas que ajudam a economizar água são:

  • Tomar banhos mais curtos;
  • Não usar mangueira para lavar o carro, a calçada ou regar as plantas;
  • Usar a máquina de lavar somente quando ela estiver totalmente cheia;
  • Reutilizar a água quando possível.
Continua após a publicidade

A economia de energia elétrica também ajuda neste sentido; afinal, a principal fonte de energia no Brasil são as usinas hidrelétricas.

Seguem algumas dicas para economizar energia elétrica:

  • Utilize lâmpadas de LED, mais econômicas e duradouras;
  • Aproveite as horas de iluminação natural e apague as luzes que não estiver usando;
  • Evite deixar aparelhos em stand-by, retire-os da tomada quando possível;
  • Busque comprar eletrodomésticos com selos de eficiência energética.

Produção de lixo

Continua após a publicidade

Toda a forma com que produzimos resíduos pode ser repensada. Um conceito de sustentabilidade muito famoso é o dos Três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Essas três ações ajudam a diminuir os recursos extraídos da natureza e também o volume que é destinado a aterros.

Qual o significado dos Três R’s:

  • Reduzir: antes de qualquer coisa, se é possível evitar a produção de um resíduo, esta é a melhor opção. Isso inclui o uso de sacolas de pano ao invés das descartáveis em supermercados, por exemplo. Outro ponto é a redução do consumo desnecessário: antes de uma compra, pense se você realmente precisa de um novo tênis, celular, etc.
  • Reutilizar: diversos itens podem ser reutilizados após cumprir sua utilidade principal. Isso inclui recipientes diversos e garrafas, por exemplo. Roupas usadas em boas condições também podem ser doadas ou compradas e vendidas.
  • Reciclar: se algo foi comprado e não pode ser utilizado, ainda resta a opção de reciclagem. Diversos materiais podem ser reinseridos em sua cadeia produtiva, diminuindo a necessidade por novos recursos. Separar o lixo reciclável do não-reciclável é um ponto importante para a coleta seletiva: além de facilitar o trabalho de empresas de reciclagem, certos materiais perdem o potencial de reciclagem se estão “contaminados” por resíduos orgânicos.
Continua após a publicidade

Alguns itens, como é o caso de pilhas e baterias ou remédios, precisam ser destinados de forma particular. Busque na sua cidade os locais adequados para descartar esse tipo de resíduo.

Hábitos alimentares

A forma como nos alimentamos também afeta o meio ambiente. Em primeiro lugar, também é possível evitar desperdícios, seja na hora de pôr a comida no prato ou na hora de fazer as compras.

Continua após a publicidade

Um hábito que é possível adotar sem muita dificuldade é substituir a carne animal em algum dia da semana, como muitos lugares fazem a segunda-feira sem carne, ou mesmo apenas em uma refeição ao dia. A produção deste alimento exige muita água e energia, e reduzir o seu consumo também traz benefícios à saúde. Não é necessário virar totalmente vegano ou vegetariano para ajudar o planeta neste sentido!

Meios de transporte

Essa dica vale principalmente para quem vive em grandes centros urbanos e conta com infraestrutura de transporte público à disposição. Prefira o transporte coletivo ao invés do individual motorizado sempre que possível.

Continua após a publicidade

Além de deixar de emitir poluentes em seu próprio automóvel, menos carros nas ruas também gera menos congestionamentos e menos poluição emitida pelo trânsito como um todo.

O transporte público é uma opção, mas você pode pensar também na alternativa da mobilidade ativa. Andar a pé, de bicicleta, skate ou outros meios não-motorizados podem ser opções viáveis, baratas e saudáveis, especialmente para deslocamentos curtos.