Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como preservar a biodiversidade?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Novembro de 2022 às 21h00

Link copiado!

Jeremy Bishop/Pexels
Jeremy Bishop/Pexels

O impacto das ações humanas sobre o meio ambiente não está restrito somente a nós. A fauna e a flora da Terra também sofrem as consequências e inúmeras espécies têm sua existência colocada em risco com a destruição de ecossistemas, a poluição e as mudanças climáticas.

O que pode não ser tão óbvio é que a própria existência humana também é ameaçada quando outras espécies estão em risco. Isso porque o equilíbrio dos ecossistemas e a disponibilidade e qualidade dos recursos naturais dependem muito da biodiversidade. Entender o que é e preservar a biodiversidade é, portanto, essencial para toda a vida na Terra.

O que é biodiversidade?

Continua após a publicidade

Biodiversidade é o conceito que engloba os organismos vivos de todas as espécies no planeta, bem como a forma com que esses indivíduos interagem entre si e com o ambiente ao seu redor. Ela também pode se referir à variedade genética entre os indivíduos e a diversidade de ecossistemas existentes no planeta.

Existem milhões de espécies de animais, vegetais e microrganismos na Terra. Na verdade, conhecemos apenas uma pequena parte disso — a grande maioria das espécies ainda não foi identificada e catalogada pela humanidade. Mas, mesmo que a espécie seja desconhecida para nós, sua existência em seu ambiente cumpre uma função ecológica e, se ela for extinta, outros seres vivos também serão afetados.

A biodiversidade genética, por sua vez, se refere às diferenças presentes no DNA entre um indivíduo e outro. Ela garante características variadas dentro e fora de uma espécie. Um assunto em que a biodiversidade genética tem muita importância é o da segurança alimentar, como para garantir uma variedade genética em espécie utilizadas para alimentação, como arroz ou milho, por exemplo. Caso uma praga atinja uma variação específica, é fundamental ter outras disponíveis para cultivo.

Continua após a publicidade

Já a biodiversidade de ecossistemas se refere às características de temperatura, umidade, relevo, solo, entre outras, que vão definir como é um ambiente e que espécies podem existir nele.

Como ajudar a preservar biodiversidade?

A preservação da biodiversidade é o resultado da soma de ações individuais que impactam no ambiente ao nosso redor. A seguir, estão listadas algumas atitudes que você pode tomar para ajudar a preservar a diversidade biológica no planeta:

Continua após a publicidade
  • Cuidar dos rios e mares: não descarte seu lixo de forma inadequada para garantir que ele não acabe em corpos d’água. Tome cuidado também com o descarte de óleo, produtos químicos e remédios: procure locais de coleta e não jogue no seu ralo.
  • Não compre plantas ou animais exóticos e denuncie o comércio ilegal: a remoção de espécies exóticas de seu habitat para comercialização é ilegal e constitui crime ambiental. Não financie esta prática e denuncie caso veja.
  • Cuidado com espécies invasoras: ao viajar, não traga plantas ou sementes de outras regiões, muito menos animais. Estes indivíduos podem não se encaixar no novo ecossistema e se tornar um problema ambiental. Um famoso exemplo disso são os hipopótamos criados por Pablo Escobar na Colômbia.
  • Doe ou seja voluntário de uma ONG: existem diversas organizações não-governamentais que atuam seriamente na luta pela preservação do meio ambiente. Procure alguma próxima a você ou na internet para fazer doações ou trabalhar como voluntário em algum projeto.
  • Consumo consciente: evite o desperdício de água, energia, comida ou qualquer outro recurso que venha da natureza. Gastos desnecessários fazem com que mais recursos sejam extraídos causando mais impacto ao seu ambiente.