Publicidade

Todas as novidades do macOS Monterey

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Outubro de 2021 às 14h00

Link copiado!

Canaltech (montagem)
Canaltech (montagem)

Mais de quatro meses após a apresentação das novas atualizações de sistemas dos produtos da Apple na WWDC 2021, finalmente a empresa liberou o tão aguardado macOS 12 Monterey, o novo sistema operacional dos computadores da Apple, para o grande público.

Principais mudanças e novidades do macOS 12 Monterey

Diante de uma série de novidades que o novo sistema traz para o Mac, destacam-se os itens a seguir:

Continua após a publicidade
  • FaceTime: agora com fundo desfocado no Modo Retrato, criação de links rápidos de chamadas, compartilhamento da tela com a função SharePlay, dentre outras novidades.
  • Reformulação do navegador Safari: novas funcionalidades para o gerenciamento de abas, uma barra lateral reestruturada, e mais.
  • Modo Foco no macOS: a expansão do Modo Não Perturbe também veio para a Central de Controle do Mac.
  • iMessage: a função Shared with You (Compartilhado com Você) traz um atalho para seus compartilhamentos recebidos nos apps Fotos, Safari, Apple TV e Apple Podcasts.
  • Controle Universal: passe o cursor do mouse pela tela do seu Mac para um iPad ou para outro Mac que esteja próximo ao seu computador — funciona como mágica!
  • O Atalhos chega ao macOS: o engenhoso app Atalhos do iOS e iPadOS chega agora ao Mac, praticamente substituindo e aposentando o Automator.

Outras inovações do macOS 12 Monterey incluem novos recursos para o app Notas — como pastas inteligentes, menções de usuários e tags para organização e busca rápida —, a criação de notas rápidos com o novo Quick Note e novidades em relação à conexão AirPlay, que agora permite, por exemplo, espelhar na tela do seu Mac um conteúdo que esteja sendo reproduzido em um iPhone, iPad ou mesmo outro Mac.

Vale destacar também o retrabalhado Apple Mapas — apesar de não ser tão útil para a navegação em um computador como é de fato no iOS —, a função SharePlay do Apple Music — que permite ouvir músicas ou podcasts com outras pessoas ao mesmo tempo, ao conectar com elas pelo FaceTime — e o excelente recurso Live Text, que utiliza um sistema de reconhecimento óptico de caracteres para permitir que você copie textos e informações de imagens e fotos em geral.

Continua após a publicidade

Para finalizar, um alerta de privacidade foi adicionado à Central de Controle do macOS para te avisar quando o microfone do seu Mac for ativado em algum momento, te dando mais visibilidade em relação à quais aplicativos possuem permissão para isto em seu computador.

FaceTime

O aplicativo nativo de ligações e videoconferências dos dispositivos Apple agora conta a nova função SharePlay, que permite compartilhar a tela do seu dispositivo durante uma chamada, além de assistir vídeos e séries ou ouvir músicas e podcasts ao mesmo tempo com outras pessoas que você esteja conectado.

Continua após a publicidade

Também é possível, dentre uma série de outras novidades, criar links rápidos para iniciar uma videoconferência rapidamente, desfocar o fundo ao seu redor através da ativação do Modo Retrato da câmera, e alterar a grade de visualização de blocos dos usuários na tela do aplicativo.

iMessage

A nova função Compartilhado com Você (oficialmente "Shared with You", em inglês) disponibiliza um atalho em aplicativos nativos com o Fotos, Safari, Apple TV e Apple Podcasts para os itens que foram compartilhados com você. Por exemplo, ao receber o link de um artigo jornalístico no iMessage, você o encontrará na seção "Compartilhado com Você" na tela inicial do Safari, pronto para que você o abra para ler.

Continua após a publicidade

O mesmo se aplica aos aplicativos: Apple TV para filmes e séries compartilhadas com você, Apple Podcasts para programas e episódios recomendados, e o app Fotos, onde você encontrará a nova seção "Compartilhado com Você" na barra lateral, com as fotos recebidas via iMessage. Para melhorar, a biblioteca do Fotos ainda destaca de forma automática as imagens que considerar como as mais importantes para você, identificando as fotos em que você aparece.

Safari

O navegador padrão da Apple passou por uma boa reformulação com a chegada do macOS 12 Monterey. Agora, além de uma barra lateral totalmente reestruturada — o que inclui seus links favoritados, a Lista de Leitura, e os links recebidos na seção Compartilhado com Você —, o navegador também apresenta uma nova funcionalidade para o gerenciamento das suas abas abertas.

Continua após a publicidade

Agora, é possível salvar e organizar grupos de abas com links selecionados, de forma a alternar entre grupos de abas rapidamente — ou seja, em instantes, você pode trocar todo o conjunto de sites e links abertos por outro. Com a sincronização entre aparelhos, você pode encontrar o mesmo grupo de abas que salvou no seu Mac para abrir em seu iPhone, por exemplo.

Modo Foco

O Modo Foco, apresentado nas atualizações do iOS e iPadOS 15 também chegou nos computadores da empresa da maçã. Através da Central de Controle do macOS, você pode definir o modo de uso específico do recurso Foco, como Trabalho, Sono, Exercício, Pessoal, ou o já conhecido Não Perturbe.

Continua após a publicidade

A sincronização entre dispositivos de uma mesma conta do iCloud faz com que, ao ativar o Modo Trabalho em seu iPhone, por exemplo, o mesmo modo seja automaticamente ativado no seu Mac, e vice-versa. Uma verdadeira mão na roda para evitar inconveniências durante o seu dia.

Controle Universal

Continua após a publicidade

Este recurso fenomenal do macOS 12 Monterey permite que, ao colocar um iPad ou outro MacBook, iMac, Mac Mini ou Mac Pro ao lado da sua máquina, você possa passar o cursor do mouse diretamente por todas as telas.

A praticidade que este recurso proporciona é imensurável, uma vez que você pode, por exemplo, utilizar um programa complexo de edição em um Mac e arrastar imagens, vídeos ou mídias em geral de outro dispositivo para a tela do programa, de forma rápida e eficiente — é como se fosse mágica.

Atalhos

Continua após a publicidade

Existente desde os primórdios — mais precisamente, desde o sistema operacional Mac OS X 10.4 Tiger, em 2005 —, o aplicativo Automator cumpria uma função de automatizar tarefas entre aplicativos dos computadores da Apple. Apesar de um programa engenhoso, o grande problema é que a sua interface nunca foi muito intuitiva, apesar das atualizações ano após ano nos sistemas do Mac, o que fazia com que os usuários — principalmente sem se tratar de usuários avançados — não conseguissem de fato criar uma automação para ajudar no dia a dia.

Com o Atalhos do iOS e iPadOS, tudo isso mudou. Tarefas simples — ou mesmo mais complexas —, podem ser executadas de forma segura e automatizada pelo app nativo em um iPhone ou iPad. E agora, chegou a vez de criar atalhos automatizados também no macOS. Com isto — apesar de ainda existir na grade de aplicativos nativos do macOS 12 Monterey —, é bem provável que, muito em breve, o velho Automator seja enfim descontinuado do sistema operacional de computadores da Apple.