Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 melhores alternativas ao Chrome OS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Setembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

 6 melhores alternativas ao Chrome OS
6 melhores alternativas ao Chrome OS

O Chrome OS é um software do Google baseado no núcleo Linux que usa o navegador de internet Google Chrome como interface de usuário, com suporte a vários aplicativos da web. Os chamados Chromebooks são computadores leves, baratos e acessíveis para mercados emergentes, daí a necessidade de contar com um sistema operacional compatível.

Embora esteja em alta, passando por constantes atualizações, o SO está longe de ser perfeito. Você pode estar em busca de uma alternativa para rodar no seu PC no lugar do Chrome OS, de uma distribuição do Linux ou do pesado Windows.

A lista a seguir ressalta algumas alternativas ao sistema do Google. Algumas são opções um pouco mais pesadas, porém ainda mais versáteis do que o Chrome OS, que é extremamente dependente das soluções da gigante das buscas e de uma conexão com a internet.

Continua após a publicidade

6. Chrome OS Flex

O Chrome OS Flex é uma versão light do Chrome OS tradicional, porém ainda mais voltado para reprodução na nuvem, o que confere maior rapidez. O sistema promete a segurança de sempre e uma ampla compatibilidade com PCs e Macs.

Por ser muito leve, o sistema operacional inicializa rapidamente e não fica lento com o tempo. As atualizações são enviadas em segundo plano, quando há conectividade com a internet, sem atrapalhar a usabilidade.

O Google também garante a facilidade de implementação em máquinas corporativas, já que a instalação é feita via pendrive ou pela rede. É possível também bloquear a execução de softwares proibidos e contar com uma tecnologia de sandbox para isolar malwares.

5. FydeOS

Continua após a publicidade

O FydeOS é uma opção para PCs comuns funcionarem como se fossem como Chromebooks, porém com serviços de suporte alternativos locais ou na nuvem, independentemente do Google. A diferença dele é a capacidade de rodar em quase todo tipo de computador, como máquinas antigas, aplicativos de virtualização e máquinas portáteis como o Raspberry Pi.

Pode executar a Play Store e rodar apps Android nativamente, assim como executar aplicações Linux. Se o seu PC tiver recursos suficientes, você poderá até rodar a Steam a sua vasta biblioteca de games.

O sistema operacional é gratuito, mas tem versões pagas com mais recursos para quem deseja usá-lo em empresas ou deseja fazer customizações. Além disso, tem uma comunidade bastante atuante, que está sempre em busca de trazer melhorias regulares (a versão mais recente foi lançada cerca de um mês).

Foi criado por empresa chinesa chamada Fyde Innovations, que embora seja pequena, tem grandes ambições para tornar o seu software a melhor alternativa ao Chrome OS.

Continua após a publicidade

4. NayuOS

O NayuOS é uma personalização do Chromium OS criada pelos desenvolvedores da empresa Nexedi e disponível para qualquer pessoa usar. O sistema operacional é basicamente uma versão aprimorada do programa criado pelo Google, mas com foco na usabilidade, privacidade e mais opções de ajustes.

Continua após a publicidade

O Nayu remove o login obrigatório da conta Google e permite a entrada no modo convidado. Além disso, há suporte à conectividade re6st e ao git. Além disso, o SO interrompe a execução padrão do daemon SSH, ativada como padrão no Chrome OS.

No momento, os criadores trabalham para adicionar Zeroconf sobre Babel e permitir que o firewall acesse outro dispositivo em uma rede local com servidor HTTP. Há outros requisitos técnicos que ainda devem ser trabalhados para tornar a experiência mais livre.

Há algumas limitações no software, como a impossibilidade de armazenar documentos no Chromebook (é preciso usar dispositivos externos), incompatibilidade com o Adobe Flash e codecs proprietários multimídia, instalação de pacotes e execução de binários personalizados em qualquer lugar — a maior parte do sistema de arquivos é montada em noexec.

Por ser um programa criado em software aberto, não existe a cobrança de valores, nem mesmo para empresas.

Continua após a publicidade

3. Ubuntu Web Remix

O Ubuntu Web Remix é uma solução não oficial do Ubuntu que pretende ser uma alternativa ao Chrome OS, porém com algumas diferenças importantes. O sistema oferece aplicativos da web, softwares do Android e suporte para aplicativos que não sejam da família do Google.

Continua após a publicidade

Diferentemente dos anteriores, aqui a pegada é mais voltada para o Linux/GNU, como uma das distribuições populares. Em razão disso, ele pode ser ótimo para quem deseja ter um SO um pouco mais parrudo no seu desktop ou notebook, mas sem abrir mão da leveza dos aplicativos web.

O sistema apresenta o ambiente de área de trabalho do GNOME como padrão e um conjunto mínimo de soluções Linux pré-instaladas. Os desenvolvedores o classificam como um Android livre e baseado no navegador Firefox ou Brave, em vez do Chrome.

Há uma loja de aplicativos embutida com um bom catálogo de soluções, além da versatilidade de rodar também em celulares. O software é livre, gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa física ou jurídica sem taxas.

Continua após a publicidade

2. Gallium OS

O Gallium OS é uma alternativa popular do Chrome OS também é baseada no Linux. Diferentemente das distribuições tradicionais, o sistema vem com o Chromium navegador padrão, o que permite o acesso a todos os recursos e extensões do programa do Google.

O navegador de código aberto não rastreia o usuário, diferemente do Chrome original. Esta é uma das principais vantagens do Gallium: entregar praticamente os mesmos resultados do Chrome OS, mas sem ficar refém do Google.

Continua após a publicidade

O Gallium OS possui drivers embutidos para possibilitar o uso dos gestos do Chrome OS Touchpad. Além disso, é otimizado para ter melhor tempo de inicialização e entregar maior duração da bateria.

Se você quer uma experiência similar ao software do Google, mas com a sensação de estar mais livre, então o Gallium é a escolha perfeita.

1. Solus Budgie

Continua após a publicidade

O Solus Budgie é uma das alternativas Linux mais polidas ao Chrome OS. O projeto foi criado a partir de outra proposta semelhante chamada Evolve OS, fator que trouxe muito mais lapidação ao sistema.

Por ser baseado no Linux, o sistema operacional é bem completo ao associar as vantagens da área de trabalho do GNOME com a leveza da proposta do Chrome OS. Obviamente que o navegador usado aqui é o Firefox e outros softwares livres, livrando o usuário das amarras do Google.

Há dezenas de recursos avançados, como suporte a multimídias, utilitários e outros programas. Isso é ótimo para quem procura um software mais completo, mas foge um pouco da proposta minimalista do Chrome OS. Mesmo assim, o Solus é provavelmente a opção mais bonita e completa desta lista.

Continua após a publicidade

Bônus: Andromium OS

O sistema operacional Andromium foi uma camada do Android criada para reproduzir um software de computador, como o Windows e o macOS. A promessa era realizar tarefas mais facilmente com o mouse e teclado, como janelas sobrepostas e recursos multitarefa.

O Andromium OS exibia uma barra de menus, uma espécie de "Menu iniciar" e uma barra de tarefas. O SO era bem simples, mas permitia escrever textos, navegar na web, gerenciar arquivos e até rodar alguns jogos mais leves. Dava também para usar serviços online, como a suíte de aplicativos Google Docs e o Microsoft 365 Online.

Como não era um sistema próprio, e sim uma espécie de skin sobre o Android, era possível executar algumas funções tradicionais dos softwares mobile, inclusive chamadas se você tiver instalado no celular. Após algum tempo de desenvolvimento, teve o nome alterado para Sentio e acabou descontinuado

Mesmo assim, é lembrado até hoje por conseguir realizar algo que o próprio Google só concretizou alguns anos depois. Esse feito fez com que merecesse um lugar de destaque na lista.

Você gosta do Chrome OS ou está disposto a dar uma chance para essas alternativas? As soluções aqui apresentadas podem atender a diversas necessidades, desde quem tem um Chromebook, um PC antigo ou notebook simples.