Publicidade

Teclado do iPhone troca “vou” para “vouch”? Saiba como corrigir

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2024 às 13h53

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Não estranhe se alguém responder a um convite para ir em algum lugar com “vouch”. A pessoa provavelmente tem um iPhone e sofre com um aparente bug no app de teclado do celular que às vezes corrige automaticamente palavras em português por termos similares em inglês.

Vouch, among, ten

Além de trocar “vou” por “vouch”, relatos nas redes sociais indicam que o teclado também troca “amo” por “among” e “tem” por “ten”, entre outras substituições equivocadas. As palavras estariam aparecendo mesmo para os usuários do iPhone em português, com região configurada para o Brasil e teclado em nosso idioma.

Continua após a publicidade

A suposta falha tem sido relatada nas últimas semanas e já acumula centenas de postagens nas redes sociais. Ainda não é possível cravar com precisão, mas tudo indica que ela estaria ligada à versão mais recente do sistema operacional do iPhone, o iOS 17.3, liberada em 22 de janeiro e que trouxe como grande novidade a Proteção de Dispositivo Roubado.

Não é nem a primeira vez que um problema desse tipo acontece. De tempos em tempos, falhas desse tipo acontecem no iPhone em diferentes idiomas, com alguns relatos tendo mais de 10 anos de idade. Por outro lado, vale a pena lembrar que, em junho, a Apple anunciou que contaria com a ajuda da inteligência artificial para melhorar a autocorreção a partir do iOS 17.

Continua após a publicidade

A aparição do problema para os brasileiros, mesmo semanas após a liberação de uma atualização para o sistema operacional, pode indicar que o problema está na nuvem. Enquanto a Apple não se pronunciou sobre o caso, é sabido que o teclado do iPhone funciona a partir de algoritmos, cujas alterações feitas do lado da Maçã podem ter ocasionado o problema.

Como resolver o problema da correção automática do iPhone

Continua após a publicidade

Enquanto o suposto bug não é corrigido pela Apple, você pode usar outros apps de teclado ou escolher alguns caminhos para se livrar do problema. Em uma solução que pode ser incômoda, é possível indicar o caminho para os algoritmos do teclado ao apagar a substituição de “vou” por “vouch” manualmente, por exemplo, até o sistema entender que ela é errada. O mesmo vale para outras palavras.

Como soluções paliativas, também é possível usar o recurso de substituição de texto do iOS, que permite a configuração específica de termos para serem trocados por outros, ou desativar a autocorreção completamente. Tais métodos podem ficar ativos, pelo menos, até que a Apple resolva o problema, algo que, como dito, não tem data para acontecer.

Como usar a substituição de texto

Saiba como usar o recurso, conhecido como Text Replacement na versão em inglês:

Continua após a publicidade
  1. Acesse o menu de Ajustes;
  2. Escolha a opção “Geral”;
  3. Selecione “Teclado”;
  4. Clique em “Substituição de Texto”;
  5. Pressione o ícone + no canto superior direito da tela.

Para completar o processo, configure a mesma palavra como atalho e frase. Esse processo deve ser repetido para cada termo que o teclado do iPhone esteja substituindo de forma errada.

Como desligar a autocorreção do iPhone

Continua após a publicidade

Para desativar a correção automática de digitação no celular, siga os seguintes passos:

  1. Abra o menu de Ajustes do iPhone;
  2. Escolha “Geral”;
  3. Clique em “Teclado”;
  4. Desmarque a opção “Correção Automática”.

Vale a pena lembrar que, dessa forma, o iPhone não vai realizar nenhuma alteração no texto digitado, nem mesmo nas palavras que vinham sendo alteradas do jeito certo.

Continua após a publicidade

Para evitar mais problemas, ainda, se certifique de que o teclado usado no celular está em português e que o nosso idioma também é o padrão do iOS.