6 funções com IA do novo iPhone 15
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O evento de lançamento do iPhone 15 destacou algumas das características principais do aparelho, como a chegada do conector USB-C, da edição Titanium e da Dynamic Island no modelo de entrada, mas um elemento apareceu subliminarmente em vários recursos do novo modelo: a inteligência artificial.
Do processamento de fotos da câmera ao isolamento de áudio em chamadas, o novo iPhone apresenta várias funções que utilizam IA e aprendizado de máquina de maneira mais integrada e natural às ações rotineiras dos usuários.
6 recursos de IA no iPhone 15
Enquanto outras empresas de tecnologia focam no desenvolvimento de IAs generativas, a Apple aposta em soluções mais práticas para sua linha de produtos. Confira abaixo os recursos do iPhone 15 que empregam inteligência artificial em seu processamento.
6. Isolamento de voz durante ligações
Um novo recurso de isolamento de áudio usa aprendizado de máquina para reconhecer e captar o som de sua voz e silenciar o ruído de fundo durante chamadas telefônicas.
5. Modo retrato ativado automaticamente
A câmera do novo celular conta com IA para detectar automaticamente pessoas e objetos em destaque e capturar a imagem em modo retrato, com a possibilidade de ajustar o foco da foto após o registro. A inteligência artificial também contribui no balanço de luminosidade e no controle de zoom da câmera.
4. Transcrição automática de mensagens de voz
O lançamento do novo sistema operacional iOS 17 junto com o iPhone 15 traz também um conjunto de ferramentas com aplicação de IA, como a transcrição automática de mensagens de voz.
3. Teclado com melhor predição de texto
O teclado do novo iPhone apresenta também uma melhora na capacidade de previsão e recomendação de texto durante a digitação do usuário com base em aprendizado de máquina.
2. Siri mais rápida
A assistente virtual da Apple promete respostas mais rápidas e precisas com o processamento local e a habilidade de “conversar” em comandos sequenciais sem a necessidade de repetir o seu nome de ativação — tudo isso graças à potência dos chips A16 Bionic e o novíssimo A17 Pro.
1. Acessibilidade
A inteligência artificial também está presente em recursos de acessibilidade. No app Magnifier, a ferramenta Point and Speak ajuda pessoas com baixa visão a identificar objetos ao apontar a câmera. O iOS 17 oferece também um mecanismo de geração de voz para auxiliar pessoas com distúrbios de fala.
Bônus: Double Tap do Apple Watch
Além das funções com IA no iPhone 15, a Apple revelou o novo modelo de seu relógio inteligente que apresenta o gesto Double Tap (ou “Toque Duplo”, em tradução livre).
O novo Apple Watch 9 usa um motor neural com algoritmo criado a partir de aprendizado de máquina para identificar o toque duplo com os dedos indicador e polegar.
Para saber mais sobre os novos lançamentos da Apple, conheça a candidata a versão final do iOS 17 e descubra o preço do iPhone 15 pelo mundo.