Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o modo de Proteção de Dispositivo Roubado do iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Janeiro de 2024 às 08h10

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O modo de Proteção de Dispositivo Roubado do iPhone é uma camada de segurança extra aos celulares da Apple. Após ser ativado, o acesso a opções relacionadas à conta de usuário, troca de código, senhas salvas e dados de pagamentos só é possível após autenticação por Face ID, a biometria facial dos aparelhos.

Como a proteção funciona

O foco, como o nome já diz, é auxiliar no caso de perda ou roubo de aparelhos. Disponível a partir do iOS 17.3, o modo de Proteção de Dispositivo Roubado reconhece locais como a casa e o trabalho do usuário, relaxando as medidas, que voltam a ser ativadas automaticamente assim que ele sai para a rua. Nesse caso, a senha numérica é desativada e mudanças críticas só poderão ser feitas por autenticação biométrica.

Continua após a publicidade

A opção também adiciona o chamado Adiamento de Segurança, que atrasa em uma hora a realização de mudanças sensíveis no smartphone. Assim, se um criminoso tentar apagar uma conta Apple vinculada a um aparelho ou tentar mudar a senha do Apple ID, por exemplo, tais alterações só serão finalizadas mais tarde, dando tempo para a vítima bloquear o dispositivo, salvar dados e tomar outras medidas de proteção.

Como ativar a Proteção de Dispositivo Roubado do iOS

A Proteção de Dispositivo Roubado está disponível para iPhones e iPads atualizados a partir do iOS 17.3/iPadOS 17.3. Saiba como ativar:

  1. Acesse o menu de Ajustes;
  2. Escolha “Face ID e Código”;
  3. Digite a senha de acesso;
  4. Em “Proteção de Dispositivo Roubado”, clique em “Ativar Proteção”.
Continua após a publicidade

O recurso começa a funcionar imediatamente, de acordo com os lugares familiares já reconhecidos pelo iPhone. Na mesma tela, é possível desativar a proteção, mas a mudança levará uma hora para ser concluída, já que o próprio modo é parte da camada extra de segurança oferecida pela Apple.

Como gerenciar os locais familiares no iPhone

Para ver quais lugares são reconhecidos como familiares pelo celular, você precisa acessar os Serviços de Localização do iPhone. Veja como:

Continua após a publicidade
  1. Vá ao menu de Ajustes;
  2. Selecione “Privacidade e Segurança”;
  3. Clique em “Serviços de Localização”;
  4. Role a tela até a última opção, “Serviços do Sistema”;
  5. Clique em “Locais Importantes”.

Na tela, você verá os locais reconhecidos como familiares pelo dispositivo, nos quais a Proteção de Dispositivo Roubado será desativada. Caso haja erro, clique em “Limpar Histórico” para apagar os registros e reiniciar a verificação, que acontece ao longo do tempo.