Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do iOS 18 vai transcrever e resumir áudios em tempo real, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2024 às 16h31

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A grande expectativa para o iOS 18 está na chegada de um pacote de ferramentas que usam IA generativa, algo parecido com o que existe no Galaxy AI, da Samsung, e na linha Google Pixel 8. De acordo com o site Apple Insider, uma das novidades previstas é a capacidade de transcrever e resumir áudios em tempo real. 

O recurso seria disponibilizado em todo o sistema e poderia ser usado em diferentes aplicativos, como o Gravador, o Notas e outras ferramentas de comunicação. De acordo com a matéria original, a função já está em testes pela Apple e também pode chegar ao iPadOS 18 e ao iOS 15.

Continua após a publicidade

No caso do gravador, a conversão em texto seria exibida em destaque na tela, o que pode facilitar o trabalho de jornalistas e profissionais que coletam depoimentos ao longo do dia. Porém, o maior beneficiado seria o Notas, capaz de combinar as transcrições com outros textos e desenhos num único arquivo.

iPhone com IA

O lançamento do iOS 18 deve marcar a chegada da IA generativa aos celulares da Apple. O CEO Tim Cookconfirmou que a empresa entrará nessa corrida em 2024, engenheiros da Maçã já publicaram artigos sobre modelos criados para iPhone e existem rumores de que a Big Tech negocia com OpenAI e Google para integrar o ChatGPT ou o Gemini como chatbot oficial do sistema. 

E as novidades não devem parar apenas na transcrição de áudios: rumores apontam para uma atualização do Safari com busca inteligente e resumo de páginas da web, além de melhorias na Siri e um assistente de textos para o iMessage. É bem provável que o resultado seja parecido com o Galaxy AI, que reforçou celulares da Samsung comtradução de chamadas em tempo real, conversão de áudio em texto, resumo de conversas e ferramentas avançadas de edição de fotos.

A Gigante de Cupertino vai revelar todas as novidades do novo iOS (e de outros sistemas da empresa) durante a WWDC, marcada para 10 de junho.

Fonte: Apple Insider