Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 17.5 tem candidato à versão final liberado para teste

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2024 às 16h04

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple liberou para desenvolvedores o candidato à versão final do iOS 17.5, que inclui uma atualização para que os residentes na União Europeia possam baixar aplicativos diretamente pelo site dos desenvolvedores — sem precisar recorrer à App Store. A novidade no sistema operacional visa atender às exigências da Lei dos Mercados Digitais da UE com o objetivo de combater o monopólio das Big Techs.

Desenvolvedores registrados podem atualizar o sistema em Configurações > Atualização de software e tocar em “Atualizações Beta”. É necessário ter um ID Apple associado a uma conta de desenvolvedor para baixar e instalar a versão final de testes.

Distribuição web para apps iOS

Continua após a publicidade

As maiores novidades e ferramentas prometidas para o iOS 17 já foram lançadas nas atualizações anteriores do sistema operacional. A distribuição de apps pelos sites dos desenvolvedores, em conformidade à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, é a alteração que chega com o iOS 17.5 — ou seja, não há muitas novidades interessantes para o público brasileiro.

A Apple já havia realizado uma mudança no iOS 17.4 para permitir que as pessoas na UE utilizem lojas e marketplaces alternativos à App Store para baixar e instalar aplicativos no iPhone. A opção de fazer o download diretamente pelos sites dos desenvolvedores amplia as opções dos usuários.

Para se qualificar para esse método de distribuição, a Apple afirma que o desenvolvedor deve ser membro do programa Apple Developer por dois anos consecutivos ou mais e ter um aplicativo com mais de um milhão de instalações no último ano na União Europeia.

Essa alternativa para baixar aplicativos fora da App Store visa facilitar a distribuição de programas e jogos pelos desenvolvedores, sem precisar pagar as taxas para publicação na loja oficial da Apple e as comissões por vendas dentro dos aplicativos.

No entanto, uma reportagem de janeiro do Wall Street Journal revelou que a gigante de Cupertino ainda tem planos de taxar desenvolvedores que distribuírem seus aplicativos fora da App Store — mas não há detalhes de como a Big Tech vai realizar essa cobrança.

Versão Beta final do iPadOS 17.5

Além do candidato à versão final do iOS 17.5, a Apple liberou também o último Beta do iPadOS 17.5. A atualização disponível para teste inclui novos recursos para o Apple Pencil e para a saúde de bateria do aparelho.