Publicidade

Busca do Google com IA generativa já está disponível no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google lançou oficialmente a Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, na sigla em inglês) no Brasil e complementou o buscador com uma ferramenta de IA generativa. Usuários podem conferir a novidade a partir desta quarta-feira (8) inicialmente na pesquisa feita via computador: ao buscar por um termo, a plataforma oferece um resumo inicial gerado por IA com as principais informações sobre o assunto e dá novas sugestões de forma natural.

Do que a SGE é capaz?

A Gigante das Buscas destaca três funções que a Experiência de Pesquisa Generativa pode executar no serviço:

Continua após a publicidade
  • Criar resumos gerados por IA sobre um tópico;
  • Abrir um modo conversacional para receber informações adicionais;
  • Exibir resultados confiáveis com links e referências para as fontes.

A nova versão do buscador foi anunciada em maio, durante o evento Google I/O, mas ainda não estava disponível para os brasileiros. A princípio, é possível acessá-la pelo Google Search Labs, que armazena funções experimentais para a pesquisa e também está disponível no Brasil, em português brasileiro, a partir de hoje.

O Vice-Presidente Global de Engenharia do Google, Bruno Pôssas (foto no topo deste texto), reforçou o potencial da IA generativa para a busca.

Continua após a publicidade

"Com novos avanços em IA generativa, estamos novamente reimaginando o que um mecanismo de busca pode fazer", comentou o executivo. "Com essa nova e poderosa tecnologia, podemos desbloquear um universo completamente novo de perguntas que você nunca imaginou que a Busca pudesse responder e transformar a forma como as informações são organizadas. Assim, as pessoas poderão se aprofundar sobre um tópico que estão pesquisando ou descobrir novos conteúdos", completou.

Como funciona a pesquisa do Google com IA

O primeiro passo é o mesmo de qualquer outra busca: digitar o que você procura no Google. Em seguida, a plataforma exibe o resumo de IA no topo dos resultados antes de exibir os links relacionados — esse texto tenta responder à pergunta principal e também apresenta respostas para outros assuntos que são desencadeados na conversa.

Logo após o resumo, a IA inclui alguns termos relacionados e permite continuar a investigação sem criar outra pesquisa. Nesse caso, é possível abrir um modo de conversa e ter uma experiência similar às interações com o Bard, o ChatGPT ou a IA do Bing.

Continua após a publicidade

A IA generativa do buscador consegue usar diferentes formatos para trazer um resultado: além de links de outras páginas, pode integrar dados de outros produtos da empresa, como avaliações no Maps e vídeos no YouTube. Além disso, é possível selecionar um botão para ouvir o resultado em voz alta.

Como acessar a busca com IA do Google

A IA generativa na pesquisa precisa ser ativada pelo Search Labs. Faça assim:

Continua após a publicidade
  1. Acesse labs.google.com/search/;
  2. Acione o botão que ativa a busca com inteligência artificial (imagem abaixo);
  3. Clique em "Teste um exemplo" para ser levado à Busca do Google.

Ao fazer novas buscas, a IA gera conteúdo automaticamente, mas caso isso não aconteça é só clicar no menu "Conversar" para acessar as informações criadas por ela. Inicialmente, o recurso está disponível apenas para desktop, mas a empresa vai distribuir a função para Android e iOS a partir da próxima semana.