Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive mostrando o passo a passo da resolução ou indiando a resposta a partir do enunciado em texto, e disponibiliza um acervo de modelos 3D para estudos.
- Fundo Preto | Como deixar a busca do Google com tema escuro
- Google celebra Halloween com easter eggs e doodle animado
Respostas detalhadas
A função “Dever de casa” do Google Lens, que permite usar a câmera do celular para capturar e mostrar a resposta de um exercício matemático, ganhou suporte para trazer explicações detalhadas sobre trigonometria e cálculo. Anteriormente, a ferramenta podia exibir apenas o resultado final de algumas operações, mas agora disponibiliza um passo a passo completo.
Também é possível encontrar as respostas a partir da própria pesquisa do Google: nesse caso, a pessoa só precisa escrever a equação na busca. A empresa também disponibilizou a função “math solver” ("solucionador de matemática", em tradução livre) para tirar dúvidas sobre matemática na versão para computadores acessível via google.com.
Ajuda com geometria
As equações geométricas podem dar muita dor de cabeça na hora de estudar matemática e apresentam um desafio na hora de tirar dúvidas sobre os exercícios, afinal muitas das informações ficam concentradas nas formas desenhadas pela própria questão.
No entanto, a empresa aprimorou o Google Lens para identificar equações com formas geométricas e resolver o problema com base nos textos e na imagem de um problema. O recurso está disponível para celulares pelo app do Google e na ferramenta de busca dos navegadores.
Suporte para enunciados em texto
O Google também melhorou a ferramenta de pesquisa para resolver problemas a partir do enunciado em texto, especialmente na disciplina de física. Portanto, ao inserir a proposta de uma questão por escrito, a ferramenta pode trazer a resposta sem a necessidade de forma direta, sem precisar clicar em qualquer outro link
Além de facilitar o acesso ao resultado, a novidade também mostra a força do buscador contra outros aplicativos educativos, como o Brainly. Normalmente, os primeiros resultados para problemas em textos eram direcionados às plataformas do segmento, mas o cenário pode mudar a favor da Gigante de Mountain View.
Biblioteca de modelos 3D
O Google ainda ampliou o acervo de modelos 3D para estudos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A novidade garante uma forma interativa para conhecer figuras sobre biologia, química, física e matemática, com um nível de exploração que vai além das tradicionais imagens dos livros escolares.
A função começou a ser liberada em celulares e computadores com opções para girar o objeto, dar zoom na tela e clicar sobre partes para receber informações.
Distribuição gradativa
O Google começou a distribuir as novidades para alguns mercados, mas a maioria dos novos recursos só está disponível em inglês. Ainda não há previsão de chegada das novas funções educativas em português.
Além disso, a empresa também lançou recentemente uma função para ajudar você a aprender inglês pela própria busca — no entanto, isso também não chegou ao Brasil.