Audiência do Bing segue muito abaixo do Google mesmo com o Copilot
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
2023 foi marcado pela estreia da IA generativa em buscadores, como o Microsoft Copilot (antigo Bing Chat). Mas apesar do chatbot, o Bing continua (bem) atrás do Google na disputa de mercado entre ferramentas de pesquisa.
É o que mostra um levantamento global da consultoria StatCounter, considerando a participação de mercado. Seguindo o ritmo dos últimos anos, o Google abocanhou a maioria absoluta em dezembro de 2023, com incríveis 91,62% de presença.
Já o Bing, mesmo com a estreia do Bing Chat no começo do ano, está a quilômetros de distância do seu principal rival: o market share do buscador da Microsoft foi de apenas 3,37% no fim de 2023.
Bing não passou de 3% em 2023
O mercado permaneceu quase intocável ao longo de 2023. O próprio Bing começou o ano com 3,03% de participação e chegou a ficar entre 2% e 3% de fevereiro até julho.
Enquanto isso, o Google não saiu da marca dos 90% em momento algum nos últimos 12 meses. Felizmente para a Microsoft, o Bing ficou na frente de outros serviços, como o Yahoo, Baidu, DuckDuckGo e o russo YANDEX.
Google também aposta em IA na busca
A Microsoft não está sozinha na corrida na implementação de chatbots em buscadores. Também no começo de 2023, o Google apresentou o Bard, uma resposta ao ChatGPT e ao Copilot. Mais tarde, em novembro, o Google liberou a busca com IA generativa no Brasil — inclusive, confira tudo sobre como ativar e usar o recurso na sua conta para incrementar as suas buscas.