7 recursos do Twitter que o X abandonou
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

O X mudou bastante ao longo dos anos e as diferenças vão além do nome e do logo da rede social. Muitos recursos já foram implementados na plataforma e removidos depois, incluindo algumas opções que deixaram saudade para os usuários de longa data.
- WeChat e mais: conheça 6 redes sociais usadas em outros países
- Não quer que seus posts do Instagram apareçam no Google? Veja como impedir
A aquisição da plataforma por Elon Musk removeu certas ferramentas e focou em deixar o app mais versátil, mas também existem funções que ficaram para trás ainda na época do Passarinho Azul. A seguir, o Canaltech relembra modos que já existiram na rede:
7 funções do Twitter que não existem mais na rede
A lista tem:
- Verificação apenas de perfis notáveis
- Curtidas públicas (nesse caso, até falar quem curtiu um post sugerido)
- TweetDeck para todos
- Roda
- Trending Topics de outras regiões
- Fleets
- Moments
1. Verificação apenas de perfis notáveis
Uma das primeiras polêmicas da “era Musk” foi a mudança no selo de verificação. Antes, somente contas famosas e oficiais recebiam o selo azul de autenticidade, após processo de análise interna da rede social.
A partir de 2022, a plataforma passou a oferecer o marcador azul para qualquer conta que assinasse o serviço pago Twitter Blue (atual X Premium), enquanto contas oficiais e governamentais seriam identificadas por outras cores. O ajuste gerou polêmica na época, principalmente pelo surgimento de contas falsas verificadas.
2. Curtidas públicas
Outra polêmica surgiu em 2024, quando a rede social decidiu ocultar a lista de curtidas de uma conta para outras pessoas. Vale lembrar que, nos anos anteriores, o feed do Twitter mostrava posts curtidos por outras pessoas, mas a aba Para Você não mostra mais essa informação.
3. TweetDeck para todos
O TweetDeck foi um aplicativo gratuito que usava a API do Twitter para trazer uma versão alternativa do app: era possível criar feeds próprios e organizá-los em colunas, ideal para quem tinha mais de uma conta. A plataforma era independente, mas fez tanto sucesso que foi comprada pela própria rede social em 2011.
O recurso ainda existe, mas sob o nome de X Pro e disponível apenas em assinaturas pagas do X Premium.
4. Roda
A Roda funcionava como os “Melhores amigos” do Instagram: era possível publicar posts apenas para um grupo específico de contas, ideal para assuntos mais privativos sem a necessidade de criar uma conta secundária.
A ferramenta deixou de existir em outubro de 2023, mas deixou saudade na comunidade.
5. Fleets
Ainda na lista de recursos similares ao Instagram, a rede trazia os Fleets — publicações temporárias de imagens e vídeos com duração de 24 horas. A função não deu muito certo por lá e foi desativada pela empresa em 2021.
6. Trending Topics de outras regiões
A aba Assuntos do Momento (também chamada de Trending Topics) reúne temas em alta de diferentes segmentos, como esportes e entretenimento. No passado, era possível filtrar pelos tópicos por cidades brasileiras ou até mesmo por países específicos.
7. Moments
Os Moments eram “coleções” de posts sobre o mesmo tema — ao contrário das threads, não precisavam mostrar publicações em sequência. A segmentação não teve o sucesso esperado e foi encerrada no final de 2022.
Leia também:
- Lembra dele? Last.fm cria montagem com as músicas que você mais ouviu
- Orkut, MySpace e mais: relembre redes sociais que fizeram sucesso nos anos 2000
- Se o Orkut voltar, terei meu perfil e fotos de volta? Entenda
VÍDEO: Apple COPIANDO Android? Veja recursos do iOS 26 que já tinham no Android!