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Twitter Verificado | Entenda os selos azul, dourado e cinza

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

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Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
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O selo de verificado passou por muitas mudanças no Twitter desde 2022. O ícone, que tinha uma definição simples, foi dividido em versões com cores diferentes e ainda rende confusões em relação ao seu funcionamento.

Como o selo de verificação do Twitter funcionava?

Inicialmente, a verificação do Twitter seguia o mesmo conceito de outras redes sociais. O selo era usado para identificar perfis relevantes de criadores de conteúdos, veículos de imprensa, figuras públicas, empresas e órgãos governamentais, entre outros segmentos.

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Para receber o selo de notoriedade, cada usuário precisava enviar uma solicitação para análise da equipe da rede social. Com o pedido aprovado, a conta ganhava um ícone azul ao lado do nome.

O que mudou após a aquisição de Elon Musk?

Após a compra do Twitter, Elon Musk se tornou o CEO da empresa e passou a implementar mudanças radicais na rede social. Uma das principais envolveu o Twitter Blue, serviço de assinatura da plataforma: em 9 de novembro de 2022, uma nova versão foi anunciada e garantia o selo de verificação para quem pagasse pelos planos.

Como consequência, o Twitter recebeu uma enxurrada de contas fakes que compraram o serviço e aproveitavam o marcador azul para disparar notícias falsas. O estrago foi tão grande que a rede social suspendeu o serviço para contas novas um dia depois e criou uma tag para identificar perfis oficiais.

Portanto, uma conta legítima passou a ter um selo de verificação e uma marcação como oficial, mas o resultado colocava muitas informações na tela. Horas depois de revelado, o sistema de tags foi removido e a rede do pa

O que significam os selos azul, dourado e cinza?

No final de novembro, Elon Musk anunciou um novo sistema de selos para verificação. O método foi introduzido para diferenciar as contas oficiais e ainda continuou com a geração de receita a partir da assinatura do Twitter Blue.

Atualmente, as contas podem receber selos de três cores diferentes:

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  • Azul: representa um perfil que assina o Twitter Blue e contas pré-existentes;
  • Cinza: usado para identificar contas governamentais ou multilaterais, como embaixadas, chefes de Estado, comunicação governamental;
  • Dourado: sinaliza uma conta empresarial oficial na plataforma.

O Twitter apresentou mais mudanças visuais para algumas contas. Os perfis empresariais, com a marcação dourada, também mudaram o formato da foto de perfil para um quadrado.

A rede também expandiu a quantidade de categorias abaixo do nome de usuário. É possível identificar bots, organizações governamentais e veículos de imprensa associados a um Estado.

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Uma série de polêmicas

As turbulências não pararam por aí. Desde o lançamento dos novos selos, o Twitter ainda aplicou outras mudanças para essas contas e foi palco de muitas discussões entre a comunidade.

Quem pagou e quem não pagou

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Imediatamente após a separação por cores, era possível clicar sobre o selo azul para descobrir se a conta foi verificada por ser um perfil notável (ou seja, antes de todo o lançamento do serviço) ou se adquiriu a verificação pelo Twitter Blue.

Porém, a rede alterou a descrição sobre as contas notáveis e deixou o sentido ambíguo, pois não informava a origem da verificação. Posteriormente, a plataforma removeu até a forma de diferenciar quem tinha a verificação antes ou depois da assinatura.

Selo azul só para Twitter Blue

O vai e vem do selo azul ganhou mais um capítulo em março de 2023: a rede anunciou que o privilégio desse marcador ficaria disponível somente para assinantes do Twitter Blue. A partir de 1º de abril, o Twitter começou a remover o verificador das contas notáveis.

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Vale a pena ressaltar que o Twitter Blue é oferecido a partir de R$ 42 por mês ou R$ 440 por ano.

O selo empresarial pago

Além dessa mudança, a Rede do Passarinho também disponibilizou um programa pago para empresas e organizações governamentais. Com o recurso, o perfil oficial e contas de funcionários recebem o verificador tradicional e um ícone da respectiva empresa.

No entanto, o serviço não é barato, com uma taxa de assinatura de US$ 1 mil por mês (cerca de R$ 5 mil na cotação atual) e outro valor pago correspondente à quantidade de funcionários. Consequentemente, algumas empresas anunciaram que não pagariam pela verificação — caso do New York Times, que perdeu o selo azul.

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Elon Musk atacou o jornal publicamente e removeu o ícone do perfil oficial do veículo. Outras contas associadas ao Times, entretanto, ainda mantinham os respectivos selos em abril de 2023.