Publicidade

Nova IA do Google, Gemini já é testada por empresas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Setembro de 2023 às 15h29

Link copiado!

Greg Bulla/Unsplash
Greg Bulla/Unsplash
Tudo sobre Google

A inteligência artificial conversacional Gemini, do Google, foi distribuída para acesso antecipado a um grupo restrito de empresas. A informação é do site The Information.

O Gemini é a aposta do Google para concorrer com o GPT-4, grande modelo de linguagem (LLM) mais recente e mais potente da OpenAI, criadora do ChatGPT. O projeto é desenvolvido por duas unidades internas de IA, Google Brain e DeepMind, e rumores apontam que o cofundador da Big Tech, Sergey Brin, voltou para colaborar com a construção após quatro anos fora da empresa.

De acordo com as fontes ouvidas pela reportagem, a novidade seria um conjunto de LLMs para criar chatbots que geram textos, criam códigos de programação e montam imagens a partir de prompts de texto. Apesar da semelhança com o Bard, lançado para uso comercial, a nova IA deve ser mais poderosa.

Continua após a publicidade

No campo de desenvolvimento, o Gemini seria uma alternativa ao GitHub Copilot da Microsoft, apoiado pela tecnologia da OpenAI. De forma geral, a nova tecnologia do Google teria uma vantagem importante em relação ao GPT-4: a ferramenta combinaria as informações adquiridas na web com os dados do Google sobre seus próprios produtos para consumidores.

Acesso limitado ao serviço

A intenção do Google é de oferecer o Gemini através do Google Cloud Vertex AI, voltado para o desenvolvimento de softwares de aprendizado de máquina, e lançar versões menores da IA para acessar funções mais simples.

Continua após a publicidade

O modelo liberado em acesso antecipado mostra uma parte grande do novo modelo de linguagem, mas uma versão maior no nível do GPT-4 ainda está em desenvolvimento. O Google não respondeu à reportagem do The Information.

A empresa reforçou o catálogo de produtos com inteligência artificial generativa em 2023. Além do Bard, também disponibilizou o Duet AI, assistente para a suíte de produtividade do Google Workspace.

Fonte: The Information