IA generativa do Google, Duet AI é liberado para todos
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou nesta terça-feira (29), no evento Next ’23, em São Francisco (EUA), novas aplicações e recursos do Duet AI, a ferramenta de inteligência artificial assistente para o Google Cloud e o Google Workspace.
- O que é Duet AI? Como funciona a inteligência artificial do Google
- Duet AI | IA vai gerar texto, imagens e planilhas nos apps Google
Anunciado em maio, durante o I/O 2023, o Duet AI estava em fase de testes para alguns clientes e companhias, e agora é disponibilizado para o público em geral na suíte de aplicativos de produtividade da empresa.
Novidades do Duet AI no Workspace
Dentro dos apps do ecossistema Google Workspace, o Duet AI auxilia na produção de textos, no gerenciamento de projetos e na criação de designs. A ferramenta consegue criar textos a partir de prompts de comando no Docs, gerar imagens e slides no Apresentações, analisar e classificar dados no Planilhas, além de resumir e-mails no Gmail.
Junto com o lançamento da IA assistente para todos os usuários, o Google apresentou novos recursos da ferramenta para o ambiente Workspace. No Meet, o Duet AI pode ser utilizado para resumir e anotar os principais pontos de discussão e até “comparecer” à reunião no lugar do usuário e reunir as informações debatidas.
A IA oferece também melhorias na captação de som e luminosidade dos participantes como forma de obter uma experiência com o Google Meet. Além disso, a ferramenta consegue identificar até 18 idiomas e traduzir em tempo real os discursos no formato de legendas.
Já no Google Chat, o Duet AI permite que os usuários façam perguntas e tirem dúvidas sobre seus conteúdos, solicitem resumos de documentos compartilhados e peçam atualizações de conversas perdidas. Com o assistente de inteligência artificial, o aplicativo ganha também uma nova interface, novos atalhos e uma opção para equipes começarem reuniões a partir do local em que já estão colaborando.
Os recursos do Duet AI chegam para todos os usuários do Workspace. De acordo com a empresa, a suíte de produtividade conta com mais de 3 bilhões de usuários e mais de 10 milhões de assinantes.
Duet AI no Google Cloud
A ferramenta de inteligência artificial expande também suas aplicações nos serviços e produtos do Google Cloud. O Duet AI opera como assistente na codificação de desenvolvedores, auxilia na resolução de problemas de infraestrutura, recomenda práticas de cibersegurança e fornece insights sobre a análise de dados.
Nesta terça-feira (29), os recursos do Duet AI nos serviços de Cloud foram ampliados no formato de prévia, enquanto o acesso geral da ferramenta será liberado até o final do ano.
Entre as novas funções e melhoramentos anunciados da IA para o Google Cloud estão:
- Desenvolvimento de software: assistência para gerar, corrigir e refazer códigos, de forma que qualquer desenvolvedor pode criar APIs e integrações com o uso de prompts em linguagem natural;
- Infraestrutura: operadores podem conversar com o Duet AI em linguagem natural para obter informações sobre as configurações da infraestrutura, receber orientações sobre as melhores práticas e recomendações para otimizar o desempenho;
- Análise de dados: a IA oferece assistência para consulta em banco de dados no BigQuery, com geração de códigos e funções, além de trazer explicações em linguagem natural e recomendações com base na estrutura de dados;
- Banco de dados: o Duet AI chega ao Cloud Spanner e em breve ao AlloyDB, Cloud SQL e Database Migration Service (DMS) para auxiliar na produtividade, no processo de modernização de bancos de dados e automatizar a conversão de funções, pacotes, gatilhos e procedimentos;
- Segurança: a IA incorpora também os produtos de segurança Chronicle Security Operations, Mandiant Threat Intelligence e Security Command Center para ajudar profissionais a prevenir ameaças, corrigir problemas e reduzir o tempo de detecção e resposta.
Privacidade e segurança de dados dos usuários
Ao anunciar as novas funções e aplicações do Duet AI, o Google reforçou o comprometimento com a segurança dos dados de seus usuários. Segundo a companhia, a ferramenta de IA foi treinada e refinada com modelos de linguagem de larga escala PaLM 2, exemplos de código e conteúdos específicos do Google Cloud.
A Gigante de Mountain View afirma que as informações, prompts, códigos e recomendações obtidas pelos usuários com o Duet AI não serão usados para treinar modelos ou desenvolver outros produtos.
Preço
Empresas que quiserem testar o Duet AI precisarão preparar o bolso: o Google revelou que o acesso custa US$ 30 por mês por usuário (cerca de R$ 145 na conversão direta pela cotação de hoje). A Gigante de Mountain View informou ainda que prepara uma precificação diferente para companhias menores, mas não há previsão de quando isso estará disponível.
Confira também os novos modelos e ferramentas do Google Cloud na plataforma Vertex AI.
Atualizado às 10h40 de 29/08 para incluir o preço da assinatura do Duet AI.