Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Musk defende cofundador da OpenAI após demissão de Altman

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Novembro de 2023 às 15h13

Link copiado!

Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0

Em um final de semana caótico para o mundo da tecnologia, Elon Musk foi uma das vozes a defender a decisão da OpenAI de demitir o então CEO Sam Altman. Na visão do dono do X, antigo Twitter, a decisão não teria sido tomada pela diretoria da empresa criadora do ChatGPT se não fosse “absolutamente necessária”.

Nesse ensejo, ele fala diretamente sobre Ilya Sutskever, cofundador da organização. Musk defendeu o executivo como alguém de “boa bússola moral” e que “não está em busca de poder”. O bilionário também expressou preocupação diante de uma ação que considerou drástica, mas não elaborou sobre o assunto — ele próprio, aliás, está na liderança de uma IA da rede social X, lançada no início do mês.

Continua após a publicidade

O comentário de Musk — que integrou a diretoria da OpenAI em seus primeiros anos de existência — foi parte de uma sequência de interações na rede social X, por onde continua acompanhando e comentando sobre o assunto. Anteriormente, ele já havia cobrado mais transparência quanto à demissão de Altman, diante de riscos potenciais representados pela inteligência artificial.

Imprensa fala em “golpe” e tiro pela culatra

A especulação, por outro lado, é de que as afirmações estariam ligadas a uma noção geral da imprensa americana de que as movimentações executivas na OpenAI foram um “golpe” da diretoria da companhia. Altman teria entrado em conflito com Sutskever e outros membros da cúpula sobre a velocidade no desenvolvimento da IA generativa e medidas para conter os riscos de sua aplicação.

Oficialmente, a OpenAI afirmou que o quadro de diretores decidiu demitir Altman por não confiar mais em sua liderança. De acordo com o comunicado oficial, ele não estaria sendo “consistentemente sincero” em suas comunicações com o conselho, o que acabou por minar a relação entre os envolvidos.

Continua após a publicidade

Sutskever é um dos últimos nomes “originais” da OpenAI a permanecerem na direção da plataforma, onde também atua como cientista-chefe. Em meio às mudanças anunciadas neste final de semana, houve também o anúncio da saída de outro dos criadores da companhia, Greg Brockman — assim como Altman, ele também foi contratado pela Microsoft ainda neste final de semana, intensificando os esforços da empresa de Redmond no setor de IA.

Fonte: Com informações do Yahoo!